Iraí decreta situação de emergência

A continuidade da chuva na região fez com que o nível Rio Uruguai ultrapassasse os 11 metros acima de sua normalidade na tarde desta quarta-feira, dia 31 em Iraí. Em decorrência das águas, famílias ribeirinhas de já estão sendo retiradas de suas casas.  A vazão da Usina Foz do Chapecó também sofreu um aumento, na manhã de hoje, a vazão estava em 17,6 mil metros cúbicos por segundo (m³/s). O alerta se mantém para toda população, especialmente para as cidades que possuem rios em seus arredores, pois o mês de junho deve ser marcado por chuvas.  

Conforme o Major Sérgio Henrique Bittencourt, coordenador-regional da Defesa Civil, houve locais que somaram mais de 240 milímetros de chuva nas últimas 24h. Ele orienta aos moradores ribeirinhos para que procurem um lugar seguro e removam seus pertences das casas, visto que nas próximas horas a previsão é de que haja uma concentração maior de água em alguns pontos: 

Em entrevista ao Jornal Folha do Noroeste o prefeito de Iraí Antonio Vilson Bernardi revelou que a prefeitura já removeu 15 famílias de residências em áreas afetadas, mas que outras famílias saíram  de suas casas por conta própria temendo estragos ainda maiores. 

Conforme Bernardi o município irá decretar situação de emergência ainda na tarde desta quarta-feira, dia 31, através do Decreto Nº. 035/2017. Acompanhe a entrevista com a jornalista Márcia Sarmento Ferreira.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil está coordenando os trabalhos de remoção das famílias atingidas, bem como, providenciando amparo para as mesmas. Ainda não há um levantamento preciso de quantas famílias tiveram que deixar suas residências.

O alerta de atenção permanece. Salientamos a importância do cuidado nas áreas de risco.

As famílias que necessitarem podem procurar a Prefeitura Municipal, ou ligar para 9 9669-9286, contato da Secretaria Municipal de Assistência Social.

     

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]