Marcha das Margaridas em Brasília terá representação da região

Nos dias 11 e 12 de agosto ocorrerá, em Brasília, a 5ª Marcha das Margaridas. Coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e por 11 entidades parceiras, são esperadas na marcha mais de 70 mil pessoas de todo o Brasil.

Entre os objetivos da marcha estão fortalecer e ampliar a organização, mobilização e formação sindical e feminista das mulheres trabalhadoras rurais, dar visibilidade à contribuição econômica, política e social das mulheres do campo e apresentar uma crítica ao modelo de desenvolvimento hegemônico a partir de uma perspectiva feminista.

As reinvindicações da marcha são resultados de discussões coletivas realizadas pela CONTAG e entidades parceiras durante o ano em todos os estados do país e contemplam as necessidades específicas de cada região. As pautas serão entregues ao Governo Federal e Congresso Nacional.

A nossa região também estará representada no evento. Um ônibus de 40 mulheres de 23 municípios da nossa região irá participar da marcha deste ano.

Neides Ferigollo, que coordena o projeto da Cresol Mulheres que Cooperam, falou com a Rádio Comunitária sobre a Marcha das Margaridas:

Programação:

11 de agosto- terça-feira
08h às 12h – Chegada das delegações e credenciamento
14h – Conferência, Painéis Temáticos e Espaços Interativos
19h – Abertura oficial da 5ª Marcha das Margaridas
21h – Noite Cultural e Esportiva

12 de agosto – Quarta-feira
07h às 12h – Concentração e Marcha pela Esplanada dos Ministérios
15h – Resposta do Governo Federal à Pauta da 5ª Marcha das Margaridas

Confira AQUI as principais reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Confira AQUI a pauta de reinvindicações para o Governo Federal.

O nome e dia da marcha é em homenagem a Margarida Maria Alves, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Alagoa Grande, na Paraíba. Durante sua vida, lutou pelos direitos trabalhistas dos agricultores, mas acabou assassinada no dia 12 de agosto por um latifundiário que se viu ameaçado pelas suas reinvindicações.

11539068_910361035686784_7848680766681288691_o

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]