Implementação da CNH digital é anteceipada

Foi publicada nesta quarta-feira ,16,  resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que muda o cronograma da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) – documento em arquivo virtual que poderá ser acessado por meio de um aplicativo para smartphones e que terá o mesmo valor jurídico da CNH impressa.

Conforme o texto inicial, publicado em 25 de julho, a novidade só entraria em vigor a partir de fevereiro de 2018. O novo texto exige a implantação até 1º de fevereiro de 2018. Portanto, os Detrans de cada Estado vão poder começar a emitir o documento digital nos próximos meses.

Como vai funcionar:

Cadastro: o usuário realiza o cadastro no Portal de Serviços do Denatran e pede o uso de certificado digital, para isso, o acesso deve ser efetuado por um equipamento que permita o uso desse certificado.

Ativação do cadastro: será enviado um link para o e-mail informado. Em seguida deverá realizar o login pelo aparelho que deseja ter sua CNH digital.

– Segurança: no primeiro acesso, será preciso criar um PIN para armazenar seus documentos com segurança. Insira o PIN criado para poder visualizar seus documentos.

Bloqueio: caso necessite bloquear o aparelho para impedir o uso de sua conta e acesso aos seus documentos, deve acessar o Portal de serviços do Denatran com o certificado digital e solicitar o bloqueio.

 

Fonte: Rádio Gaúcha

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]