Dia de Combate ao Aedes aegypti será realizado no Bairro Santo Antônio

Um inverno atípico com pouco frio e muita chuva, mais parecendo uma primavera antecipada, foi propício para o desenvolvimento do Aedes aegypti. O fato é que esse inverno se mostrou mais aliado dos mosquitos do que da população, o que vem preocupando a cada dia mais o poder público, uma vez que o mosquito transmite três doenças: Dengue, Febre Chikungunya e Febre Zika Vírus. O Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais estão se movimentando para combater os focos do mosquito e garantir a saúde da população.

Na última semana, um caso suspeito do Zika Vírus, até então registrado na região nordeste do país, foi notificado em Chapecó, Santa Catarina, a pouco mais de 100 quilômetros de Frederico Westphalen. “Estamos constantemente monitorando o mosquito no município. Porém, com essa nova doença e a suspeita de que cause mais danos nos recém-nascidos, vamos intensificar [o monitoramento] e pedimos a colaboração de toda a população”, destacou a coordenadora dos agentes municipais da dengue em Frederico Westphalen, Vanessa Marcotto Binotto.

Como é o mosquito?

O inseto é um pernilongo escuro com listras brancas e tem por hábito picar durante o dia.

O que é a Dengue?

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da dengue possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporária contra os outros três. Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte.

O que é Febre Chikungunya?

A Febre Chikungunya é causada por um vírus do gênero Alphavirus. Ela pode afetar pessoas de todas as idades e ambos os sexos. Entretanto, a apresentação clínica é conhecida por variar de acordo com a idade, sendo os muito jovens (neonatal) e idosos os mais afetados pelas manifestações graves da doença. Além da idade, algumas doenças também vêm sendo identificadas como fator de risco para a pior evolução da doença.

O que é Febre Zika Vírus?

Febre do Zika Vírus é uma doença viral aguda. Em 15 de maio de 2015, o Ministério da Saúde confirmou a presença do Zika Vírus no Brasil, em amostras dos estados da Bahia e Rio Grande do Norte testadas pelo Instituto Evandro Chagas. A investigação do surto está em andamento por equipes do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicado aos Serviços do Sistema Único de Saúde (Episus), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS), para melhor caracterização da situação e elaboração de protocolos de investigação e controle da doença. Há suspeitas de que o vírus esteja relacionado aos casos de microcefalia em crianças nascidas nos últimos meses.

Ação no bairro Santo Antonio

Na próxima terça-feira, 15, a partir das 13h30, estará acontecendo o Dia de Combate ao Aedes aegypti, no bairro Santo Antônio. Os moradores estão sendo convocados a recolher objetos não utilizados e que acumulem água. É preciso deixá-los na frente das residências para que sejam recolhidos e descartados corretamente.

Heloise Santi/Folha do Noroeste

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]