Abertura Oficial da Colheita da Uva acontece no final do mês em Ametista do Sul

A safra 2017/2018 de videiras terá um significado ainda mais especial para a Região do Médio Alto Uruguai, porque um evento regionalizado marca a Abertura Oficial da Colheita da Uva no Médio Alto Uruguai, no próximo dia 30, na linha Alta, em Ametista do Sul. Na mesma data o ocorre o Seminário Regional da Fruticultura, com uma programação técnica.

A ação tem sido planejada em conjunto pela Emater/RS-Ascar, Coperametista, Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (ADMAU), programa Juntos Para Competir (iniciativa da Farsul, Senar/RS e Sebrae/RS) e prefeitura de Ametista do Sul. A proposta é que o evento seja itinerante e que, nos próximos anos, possa ocorrer em Alpestre ou Planalto, que também integram esse micropolo de produção de uvas.

Nos três municípios são quase 500 famílias de agricultores que nos últimos anos viram na atividade mais uma oportunidades de negócios, somando mais de 900 hectares de parreirais em produção – mas existem produtores ampliando áreas. Tendo em vista o microclima da região, que favorece o cultivo de variedades mais precoces, esses municípios têm conseguido entrar mais cedo no mercado, uma vez que a Serra – tradicional na produção de videiras – inicia a colheita normalmente após o Natal. “Por mais que tenhamos as peculiaridades de uma região de clima quente, isso é de domínio técnico”, garante o engenheiro-agrônomo e analista Daniel Grohs, da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves.

Apesar de algumas intempéries climáticas – geadas em alguns parreirais e granizo em outros -, neste ano a expectativa é positiva, pois mesmo que em algumas áreas a produtividade baixe um pouco em relação ao ano passado, a qualidade dos frutos já tem se mostrado de alto padrão de qualidade e sanidade. 

Parceiros

A Abertura Oficial da Colheita da Uva no Médio Alto Uruguai e do Seminário Regional da Fruticultura é da Emater/RS-Ascar, Coperametista, Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (ADMAU), programa Juntos Para Competir (iniciativa da Farsul, Senar/RS e Sebrae/RS) e prefeitura de Ametista do Sul. O apoio é da Creluz, Sicredi Alto Uruguai RS/SC, Sindicato Rural de Frederico Westphalen, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Ametista do Sul e revista Novo Rural. 

SERVIÇO

Pauta: Abertura Oficial da Colheita da Uva Seminário Regional da Fruticultura

Quando: quinta-feira (30)30 de novembro

Onde: Linha Alta, Ametista do Sul  

Programação Seminário Regional da Fruticultura 

8h30: recepção 

9h: palestra sobre nutrição de plantas frutíferas 

9h50: Caso de sucesso 

10h: palestra sobre sanidade na fruticultura

10h50: Caso de sucesso 

11h: palestra sobre rastreabilidade na fruticultura 

11h50: espaço para moderação e perguntas 

12h15: almoço – Confirmar participação nos escritórios municipais da Emater/RS 

13h: Interação nos Espaços Técnico e da Comercialização de Figo, Laranja e Uva 

14h30min: deslocamento para a propriedade de José Ulisses Mezzaroba 

Abertura Oficial da Colheita da Uva no Médio Alto Uruguai 

15 horas: abertura oficial da colheita da uva com pronunciamento de autoridades 

16 horas: café colonial

 

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]