Sete casos de dengue são confirmados em FW sendo dois autóctones

Na manhã desta quarta-feira, 2 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Frederico Westphalen informou que há sete casos de dengue confirmados, dois deles autóctones, ou seja, contraídos dentro do município. Além disso, existem mais de 30 casos suspeitos sendo investigados.

A mais recente confirmação se refere a uma idosa, moradora do bairro Fátima. De acordo com o médico Paulo Savaris, a paciente já foi encaminhada para internação hospitalar.

A situação é de alerta em FW. Apesar das ações de prevenção feitas pelo poder público, as autoridades de saúde pedem a colaboração da comunidade para auxiliar na eliminação de criadouros. A fumaça composta por óleo mineral adicionado de inseticida aplicada nos bairros mata somente os mosquitos adultos. “Enquanto a comunidade não se conscientizar de cuidar do seu terreno, da sua casa, o risco de um surto de dengue no município não está descartado”, comentou a secretária municipal de Saúde, Marly Vendruscullo, em entrevista ao Folha na semana passada.

A orientação é que ao sentir os sintomas, as pessoas devem procurar imediatamente atendimento na unidade básica de saúde mais próxima.

Sintomas de dengue

De acordo com o Ministério da Saúde, a infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.

Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.

Evite os focos do mosquito transmissor:

verarquivo

Foto: Divulgação
Jornal Folha do Noroeste

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]