Samu completa sete anos de atuação em Frederico Westphalen

Na data de hoje, 14 de setembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, completa sete anos de atuação em Frederico Westphalen. Implantado em 2010 e sendo responsável por demandas de todo município, o Samu já realizou um total de 6.286 atendimentos, totalizando uma média de 80 ocorrências mensais, destas 60% são consideradas clínicas e 40% traumas.  

Equipe do Samu em 2010, ano de início das atividades em Frederico Westphalen

Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, denominados Samu, e acionados por telefonia de discagem rápida pelo número 192, foram normatizados no Brasil a partir de 2004 pelo decreto presidencial nº º 5.055, de 27 de abril de 2004. Caracterizam-se por prestar socorro às pessoas em situações graves urgentes, garantindo atendimento prévio adequado ao ambiente pré-hospitalar. 

O serviço de atendimento móvel foi criado para organizar os diferentes níveis de situações de saúde, encaminhando corretamente os quadros de menor e maior complexidade por meio de profissionais qualificados e formados na área da saúde. 

É importante ressaltar que, antes da existência do SAMU 192, muitos pacientes morriam em suas residências, nos acidentes de trânsito e em diversas situações que necessitavam de um atendimento imediato. Após a criação do serviço, o acesso ficou mais fácil e as pessoas passaram a receber o atendimento em suas residências ou em vias públicas, sendo posteriormente levadas aos serviços de melhor atendimento de acordo com a necessidade e complexidade.  

No boletim desta manhã, o enfermeiro Ederson, falou sobre a data de hoje: 

Parabéns à todos os profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do nosso município e que, diariamente, salvam a vida de muitas pessoas. 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]