Reunião dos prefeitos da Amzop ocorreu na última sexta-feira em Seberi

O atraso do repasse de recursos estaduais para os municípios, especialmente das áreas da saúde e da educação, foi um dos assuntos abordados na reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), na última sexta-feira,27, no auditório o Instituto Madre Tereza, em Seberi. Os prefeitos mostram-se indignados com o atraso nos pagamentos de diversos programas no setor de saúde (PIES, ESF-BUCAL, PIM, NAAB, SAMU e Farmácia Básica).

O prefeito de Palmitinho, Luiz Carlos Panosso, vice-presidente da Amzop coordenou os trabalhos. “A grande maioria dos municípios que associação tem parcelas em haver, especialmente dos exercícios de 2014 e 2015 e esta situação fica insustentável, penalizando demais as prefeituras”, afirmou. Ele disse que municípios com população de até 10 mil habitantes, 90% tem recursos a receber.

Outra situação apontada por Panosso e demais prefeitos são os valores das Emendas de deputados federais não pagas. “Temos recursos de Emendas de 2013 que os municípios ainda não receberam”, afirmou.

O prefeito de Seberi, Renato Bonadiman fez uma manifestação em tom de desabafo, ao referir-se às dificuldades financeiras e outras situações que entravam as ações municipais. Já o prefeito de Liberato Salzano, Gilson de Carli detalhou a o ato de assinatura da ordem de Serviço de início do levantamento topográfico da Ordem de Serviço da Rodovia da Integração, entre os municípios de Liberato Salzano, Rodeio Bonito e Trindade do Sul.

Audiência Pública

A deputada estadual Silvana Covatti presidiu, em Seberi, na sexta-feira,27, a Audiência Pública sobre o Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Piscicultura, na Região Noroeste do Estado. “Junto da Administração Municipal a da Assembleia Legislativa, promovemos o debate para estimular a produção de alevinos entre os produtores, discutir a regularização da criação de tilápia e tratar alternativas de alimentação, abate,  processamento e comercialização do peixe”, destacou a parlamentar. No evento, Silvana esteve acompanhada do ex-deputado Vilson Covatti e do prefeito de Seberi, Renato Bonadiman e assessores. O secretário estadual Juvir Costella, de Esporte Turismo e Lazer, estava presente, assim como várias outras lideranças e agricultores. Os prefeitos da Amzop, que se reuniram pouco antes da audiência, também acompanharam os trabalhos.

Ainda na sexta-feira os prefeitos participaram da solenidade de abertura da Exposeb.

Texto: Agostinho Piovesan/AMZOP
Foto: Daiane Binello

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]