Ação “(COM)Vida” debate a saúde mental durante a pandemia

O Projeto de Extensão Comunicare RP, vinculado ao Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen (UFSM-FW), promoveu, entre os meses de maio e junho, a ação (COM)VIDA. O objetivo da ação é auxiliar na prevenção aos cuidados com a saúde mental através de lives, podcast e cartilhas informativas.

A ação teve o apoio de um grupo de psicólogas, do projeto Saúde Mental no campus, e da Rádio Comunitária de FW. “A ação (COM)VIDA cumpriu um importante papel de disseminação de informações e reflexão acerca de possibilidades de cuidado em saúde mental em meio a esta situação inesperada e que tem afetado todos nós de maneira tão significativa. A promoção da saúde mental é algo que se faz no cotidiano, nas decisões diárias”, comenta a psicóloga da UFSM/FW, Laís Piovesan.

Sobre a repercussão das lives no cotidiano, a aluna de Relações Públicas (UFSM-FW), Giovanna Fernandes, destaca que a fala das psicólogas auxiliou em como lidar melhor com o estresse e com a ansiedade no contexto da pandemia “Para mim, a primeira live foi muito importante, principalmente por tratar de algo que eu estou familiarizada, que é a ansiedade”, destaca Giovanna.

O Pró-Reitor de Extensão da UFSM, Flavi Lisboa, ressalta a importância dessa ação em tempos de distanciamento social como forma de minimizar os desconfortos emocionais e na promoção do bem-estar. “Para que nós possamos realizar nossas atividades de forma remota, trabalhando home office, pedindo uma reorganização do próprio cotidiano da família e, para que nós possamos planejar esse retorno para uma nova normalidade que nós passaremos a ter”, afirma Flavi.

Acesse o último episódio produzido pelo projeto, com o tema “Saúde Mental da Linha de frente em tempos de pandemia”, com a apresentação da Laís Piovesan e a convidada Carolina Pfluger

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]