Poder Legislativo debate com a comunidade destino do Casarão da Cemapa

O Poder Legislativo de Frederico Westphalen proporcionou na noite da quarta-feira, 2, um debate entre a comunidade, vereadores e administração municipal acerca do destino do antigo Casarão da Cemapa. A audiência pública tinha sido sugerida pela Mesa Diretora da Casa no fim do ano passado, durante uma reunião consultiva. O encontro ocorreu no Plenário Hilário Piovesan e foi conduzido pelo presidente do Legislativo municipal, Leandro Mazzutti.

Durante a audiência pública, o Executivo municipal, representado pelo vice-prefeito, João Vendruscolo e engenheiros da Secretaria de Coordenação e Planejamento, apresentaram um laudo técnico, elaborado em parceria com a URI/FW, mostrando as condições precárias que se encontra o imóvel.

Em seguida, a comunidade também pôde expressar sua voz. Parte dos presentes defendeu a possibilidade de restauração da estrutura, tendo em vista a importância histórica que ela representa ao município de Frederico Westphalen. Já outra parte do público foi favorável à demolição da casa, desde que a prefeitura se comprometa a preservar a história do local, com a construção de uma nova edificação que seja uma réplica do Casarão ou mantenha, no mínimo, a fachada da obra original. “É uma obra do Executivo, mas que o Poder Legislativo fez o seu papel de dar a voz à comunidade, possibilitando um diálogo para uma construção coletiva”, afirmou Mazzutti.

Após o debate, que foi transmitido ao vivo pela página da Câmara no Facebook, foi solicitado ao Executivo o isolamento da área ao redor do casarão, como medida de segurança, e disponibilizar à comunidade o acesso ao laudo técnico. A Prefeitura de FW também ficou de apresentar o projeto do que será construído no espaço, por isso uma nova audiência pública será realizada, em data ainda a ser marcada.

 

O Casarão da Cemapa

Inaugurado em 10 de março de 1939, o “Casarão da Cemapa” é um dos imóveis edificados em uma área de 5 mil metros quadrados, cedida pelo Estado ao município, no fim dos anos 2000. Está localizado na rua José Cañellas, em frente à prefeitura. O local abrigou por muitas décadas o acervo histórico de Frederico Westphalen, com documentos e fotos que contam a história da cidade.

 

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]