Governo do Estado e Cpers firmam acordo sobre recuperação de aulas e abono de ponto

Governo do Estado e Cpers Sindicato chegaram a um acordo, no fim da tarde desta terça-feira (29), para  recuperação das aulas e o abono do ponto dos servidores que aderiram à greve. A assinatura do termo ocorreu na Assembleia Legislativa.

Segundo o documento, assinado pelo secretário da Educação, Vieira da Cunha, e pela presidente do Cpers, Helenir Aguiar Schürer, as escolas que tiveram as aulas afetadas deverão iniciar imediatamente a readequação do calendário, que deverá ser submetido à aprovação do Conselho Escolar. Isso garante a participação dos pais e responsáveis pelos estudantes no processo.

Em contrapartida, o governo compromete-se a repor, até o próximo dia 2 de outubro, em folha suplementar, os vencimentos que seriam descontados dos servidores grevistas.

“Este termo de acordo tem como centro o interesse dos nossos alunos, respeitando o direito constitucional de greve, mas garantindo que não haja prejuízo para os nossos estudantes. Quem sai ganhando é a sociedade gaúcha. Cumprimento a todos os líderes da categoria, que tornaram possível este momento, e ao governador, pois sem ele me legitimar para que eu pudesse ter essa autoridade política de firmar o acordo em nome do governo, não poderia fazê-lo”, afirmou Vieira, logo após a assinatura do acordo.

A negociação começou na última quarta-feira (23), quando o comando do sindicato reuniu-se pela primeira vez com Vieira para tratar do assunto. Nessa segunda-feira (28), em outra reunião, foi definido o intuito da proposta, depois  submetida ao governador José Ivo Sartori – e aprovada por ele nesta terça-feira.

Ascom Secretaria da Educação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]