Frederiquense Cledir Magri assume presidência da Confesol

Na última segunda-feira, 25, o frederiquense Cledir Magri, Presidente da Cresol Frederico Westphalen e Assessor da Cresol Sicoper, assumiu também a presidência da Confesol.

A Confesol (Confederação das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária) representa as cooperativas vinculadas ao movimento da agricultura familiar e economia com interação solidária. A história desse movimento iniciou-se no final da década de 80, quando pequenos agricultores e assentados da reforma agrária nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Paraná e em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com dificuldades para acessar crédito de custeio e de investimentos, estruturaram o Fundo de Crédito Rotativo, financiado pela Agência de Desenvolvimento da Igreja Católica da Alemanha (Misereor) e administrado por entidades e movimentos pastorais, sindicais, não-governamentais, associativas e sem-terras. A partir dessa experiência, surgiu a necessidade de se criar instituições de crédito para que, em 1995, nascessem as primeiras cooperativas da espécie, sob a marca Cresol.

Segundo Magri este é um cargo de muita responsabilidade, e um passo importante para o Cooperativismo de Crédito Solidário, que foi construído a partir de um longo debate entre todas as centrais participantes. ” A Confessol é uma organização de cinco Centrais, atuando em 20 estados, com mais de 500 agências, aproximadamente 500 mil associados e uma movimentação financeira de mais de R$ 4,5 bilhões. Vamos buscar o equilíbro entre o econômico e o social, assim como fazemos na Cresol Frederico Westphalen, destacou o presidente”.

Cledir Magri também comentou sobre os principais projetos que pretende desenvolver a frente da Confesol, incluindo a expansão do Cooperativismo de Crédito Solidário, no número de associados e no volume de negócios e que pretende trabalhar com a sustentabilidade das Cooperativas.

A Eleição

Os diretores da Confederação das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária reuniram-se na segunda-feira, 25, em Florianópolis para a reunião mensal e para a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Confederação. Na pauta estiveram assuntos estratégicos para o crescimento e fortalecimento das Cooperativas de Crédito Solidário, como a consolidação de produtos e serviços e avanços nas parceiras diante de um mercado cada vez mais competitivo.

No final da tarde os diretores elegeram o novo Conselho de Administração que ficou assim composto:

Diretor-Presidente: Cledir Assisio Magri
Diretor Vice-Presidente: José Paulo Crisostomo Ferreira
Diretor Secretário: Rivaldo Ferron
Diretor Financeiro: Adriano Michelon
Diretor de Formação: Ailton Deli Martins Croda

Conselheiros
Gelson José Ferrari
Valdemar Alves de Oliveira
Elias José de Souza
Luiz Levi Tomacheski
Cosme Arisvaldo Leal do Nascimento

Conselheiros Efetivos
Jairo Lofi
Cláudio Risson
Nilclésio Gabiatti

Conselheiros Suplentes
Fredson Mileno Bacelar de Carvalho
Afranio Dalcin
Diomar Luz Godinho

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]