Evento celebra o cooperativismo regional

Como encerramento das ações alusivas ao Dia Internacional do Cooperativismo, a organização do Fórum Regional do Cooperativismo, as cooperativas que compõem a entidade e a Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, promoveram uma palestra com o tema “Cooperativismo na veia”, na noite da última quinta-feira, 16. Em torno de 650 pessoas participaram do evento, realizado no Salão de Atos da URI. Associados, colaboradores, lideranças ligadas ao setor e autoridades prestigiaram o evento.

“Sociedades sustentáveis por meio da cooperação” foi o tema do Dia Internacional do Cooperativismo deste ano. As cooperativas Cotrifred, Cooperjab, Cooper A1, Creluz, Sicred, Sicoob, Cresol, Cooperativa do Vale das Cuias, Coopraff e Coperametista programaram ações alusivas ao Dia C, realizadas desde junho em 30 municípios de atuação das cooperativas, que abrangem a região Norte do estado e também alguns municípios de Santa Catarina.

Recuperação de áreas públicas, pedágio ecológico, coleta de alimentos e agasalhos, ações de conscientização para melhoria da saúde e da qualidade de vida foram algumas das práticas realizadas pelos municípios para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo. Todas as ações de arrecadação envolveram entidades beneficentes, como Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e hospitais dos municípios.

Palestra

Para culminar esse roteiro de ações, a palestra “Cooperativismo na veia” foi pensada como forma de integração e celebração entre as cooperativas da região. No início da programação, o presidente do Fórum Regional do Cooperativismo e vice-presidente da Cresol, Loreno Cerutti, a coordenadora da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen (UCP), Marcia Faccin, e o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, deixaram suas mensagens de boas-vindas.

A coordenadora da UCP, Marcia Faccin, apresentou a atualização da pesquisa realizada junto às cooperativas que atuam na região. Ao todo, 15 cooperativas participaram desse questionário, que analisou os dados referentes a 2017. O cooperativismo na região divide-se em três principais ramos de atividade, o agropecuário, de crédito e de infraestrutura. Os dados computados pela pesquisa apontam crescimento do setor em todos os aspectos. Apenas no número de associados, de 2016 a 2017, o crescimento foi de 4,82%.

Para celebrar uma das mais antigas cooperativas da região, uma homenagem foi prestada à Cotrifred, Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen, que completa 60 anos atuando em toda a região, contribuindo com o desenvolvimento das famílias rurais e da comunidade regional.

Atração

O grande momento da noite foi a palestra sobre gestão, cooperação e desenvolvimento, ministrada pelo pesquisador, especialista e coordenador do curso de Pós-graduação MBA em Gestão de Cooperativas da Unijuí, Pedro Büttenbender.

Como análise do setor, Büttenbender trouxe dados que apontam a importância do cooperativismo no Brasil. Segundo ele, 95% dos municípios brasileiros são atendidos por cooperativas de crédito e em 564 municípios as cooperativas de crédito são as únicas instituições financeiras presentes. Nessa região, 15 dos 42 municípios possuem apenas cooperativas de crédito como instituições financeiras, um índice de 36%.

No RS, o cooperativismo engloba um universo de 2,8 milhões de associados, 426 cooperativas e emprega mais de 61 mil pessoas. A concentração das cooperativas está nos ramos agropecuário, crédito, transporte e saúde, representando 78% do total.

Portal RS

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]