É #FAKE que os valores do PIS/PASEP vão custear benefícios a caminhoneiros e motoristas

Circula pelas redes sociais um vídeo que afirma que os valores do PIS/PASEP vão custear benefícios a caminhoneiros e motoristas. Tome cuidado, essa notícia é falsa! 

No vídeo, publicado no TikTok, um homem caminha por uma rodovia enquanto fala sobre o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS). Ele afirma que o presidente e candidato à reeleição pelo Partido Liberal, Jair Bolsonaro, não pagou o abono salarial referente ao ano de 2021 e que os valores foram usados para criação de outros benefícios, como o auxílio para caminhoneiros, sancionado na chamada PEC Kamikaze, aprovada em julho no Congresso Nacional. 

No entanto, não é verdade que o pagamento do abono salarial do PIS em 2022 esteja atrasado ou que esteja sendo usado propositalmente para pagar vouchers a caminhoneiros e motoristas de táxi neste ano. 

Até 2020 o pagamento do PIS/PASEP era feito a partir do segundo semestre do ano seguinte ao ano-base de referência. Por exemplo, trabalhadores que tiveram vínculo com carteira assinada durante o ano de 2019 podiam receber o pagamento do benefício a partir de julho de 2020. 

No entanto, esse entendimento foi alterado em março de 2021, quando o pagamento do abono PIS/PASEP não foi feito, e o calendário passou a determinar que o benefício deveria ser pago no início do ano: trabalhadores que tiveram vínculo com carteira assinada em 2020 passaram a ter direito ao saque do benefício só em 2022. Assim, os valores do PIS/PASEP de quem trabalhou com carteira assinada ao longo de 2021 estão previstos para serem pagos em 2023. 

Ainda, não é possível afirmar que a medida teve relação com a criação de benefícios para taxistas e caminhoneiros, como afirma o vídeo, já que esses benefícios foram viabilizados apenas em julho de 2022, com a aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que turbinou recursos destinados ao programa Auxílio Brasil.

*Com informações do Estadão

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]