É #FAKE que as dívidas de 90% de jovens junto ao Fies foram anistiadas

Circula pelas redes sociais a informação de que as dívidas de 90% de jovens junto ao Fies foram anistiadas. Tome cuidado, essa notícia é falsa. 

Essa foi uma declaração do Presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), durante a entrevista concedida ao Jornal Nacional, na última semana, no dia 22 de agosto. Entre as considerações finais, Bolsonaro cita que durante o seu mandato, foi anistiada a dívida de 90% dos jovens junto ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). No entanto, essa informação é falsa. 

O presidente Bolsonaro realmente sancionou, em junho deste ano,  uma medida provisória que prevê descontos na renegociação de dívidas do Fies. A lei 14.375/2022, aprovada pelo Congresso a partir desta MP, permite a renegociação dos débitos de estudantes que aderiram ao programa estudantil até o segundo semestre de 2017. A norma determina descontos de acordo com o perfil do devedor e pode chegar a até 99%. 

Porém, nenhuma dívida foi renegociada ainda, e a adesão depende dos estudantes devedores. O prazo para que os cidadãos com débitos em aberto procurem os agentes financeiros para pedir a renegociação só começa no dia 1º de setembro, e segue até o dia 31 de dezembro deste ano.

Além disso, a parcela de devedores que terão direito a perdão de 99% do saldo devedor ao Fies corresponde a apenas 17% do total de 1 milhão de inadimplentes, e não a 90% dos jovens inscritos no programa. O maior percentual de desconto é previsto apenas para quem está com parcelas atrasadas há mais de 360 dias e recebe benefícios sociais do governo ou está inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). 

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]