Cristal do Sul sediará o II dia de Campo do PISA Alto Uruguai

O município sediará no dia 02 de dezembro, 2º Dia de Campo Alto Uruguai, do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA). De manhã, na Propriedade de Elizeu Kolwoski e pela parte da tarde, no ginásio de esportes, Centro de Cristal do Sul. O evento é uma promoção do Programa Juntos para Competir (Farsul, Senar, Sebrae), com apoio das Prefeituras de Cristal do Sul, Seberi, Rodeio Bonito e Pinhal, Emater, UFRGS, UFPR e demais entidades participantes do Comitê Técnico Gestor -CTG.

Aprogramação na propriedade de Produtor Elizeu Kolwoski será apresentada em três estações: histórico, o manejo das pastagens e a Irrigação. Ao meio dia será oferecido almoço no Ginásio de esporte. A tarde será composta por palestras ministradas por profissionais da área, exemplos da realidade local e certificação para os produtores dos quatro municípios participantes.

O gestor do PISA Alto Uruguaipelo SEBRAE/RS, Ronaldo Dario Kloechner, ressalta que “o encontro tem como objetivo fortalecer cada vez mais a metodologia, discutindo aspectos que sejam relevantes ao segmento e mostrando casos de sucesso de produtores que desenvolveram atividades nesse processo”, Para o Supervisor Regionaldo SENAR-RS, Diego da Silva Coimbra,“este ano estamos preparando o encontro, previsto para 700 pessoas, entre produtores, técnicos e autoridades, que verão tanto na propriedade, como nos relatos, que o método PISA, direciona para a agricultura sustentável,e verificar os resultados obtidos após a aplicação da ferramenta”.Outro ponto importante do evento será o debate sobre a Avaliação da Sustentabilidade de Sistemas Agropecuários e Alimentares (SAFA), ferramenta de avaliação de sustentabilidade desenvolvida pela FAO. “Estamos aplicando a ferramenta este ano, os integrantes conheceram a sua importância”, afirma o Coordenador Técnico, Engenheiro Agrônomo Fabio Neves.

O PISA é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desenvolvido no Estado pelo Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS), em parceria com as Universidades Federais do Rio Grande do Sul e do Paraná (UFRGS e UFPR). Foi desenvolvido para debater tecnologias sobre adequação do processo produtivo em propriedades rurais e estimular a produção sustentável de alimentos seguros com qualidade. Mais de 700 propriedades produtoras de leite aplicam a metodologia no Rio Grande do Sul, que se baseia em temas como sustentabilidade, organização do sistema produtivo, redução de custos, incremento de renda e integração de atividades.

As inscrições são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas, nas secretarias de Agricultura e escritórios municipais da Emater, Central em Cristal do Sul, com Daguio pelo telefone (55) 8458-3426 ou pelo e-mail tributos.cristaldosul.rs@gmail.com.
Fonte: Comitê Técnico Gestor – CTG PISA Alto Uruguai

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]