Centro Cultural 25 de Julho divulga programação de aniversário

Os festejos envolvem homenagens, apresentações dos grupos folclóricos e pratos típicos da culinária alemã.

No dia 01 de julho, ocorreu o lançamento da logomarca, da cápsula do tempo e da programação comemorativa dos 30 anos do Centro Cultural 25 de Julho. O evento realizado na Senger´s, reuniu diretores e colaboradores da entidade, representantes dos patrocinadores Corsan e Sicredi, além da imprensa local.

Igor Senger, presidente do Centro Cultural 25 de Julho, abriu a cerimônia ressaltando que as ações visam celebrar, agradecer e reconhecer a história dos imigrantes alemães no município, assim como o trabalho de muitas pessoas que passaram pela associação e contribuíram para a preservação de nossa cultura.

Em seguida, Rodrigo Menlack, designer e professor dos grupos de dança folclórica alemã, exibiu a logomarca dos 30 anos, que traz as cores da bandeira da Alemanha, o chapéu típico como símbolo da herança cultural e o barril representando a cidade de Frederico Westphalen.

A programação comemorativa foi apresentada pela diretora cultural do Centro, Taciana Tagliapietra, a qual destacou que as ações se distribuem ao longo do mês de julho e são abertas a toda a comunidade.

No dia 17 de julho, a partir das 19h30, ocorre uma live comemorativa com transmissão pelas redes sociais e YouTube. Ela inicia com a fala de autoridades e segue com a apresentação de vídeo sobre a história do Centro e o lançamento dos novos trajes e estandartes dos grupos de dança folclórica. A animação será realizada pelo grupo Reis da Alegria, de Itapiranga (RS).

“A live do dia 17 é um evento muito importante, pois ela fará a abertura nacional das comemorações dos 197 anos da imigração alemã para o Brasil e contará com a presença e difusão de várias entidades culturais germânicas do Brasil, inclusive com representantes do consulado alemão no país e do governo do estado do RS”,frisou Senger.

A July Fest, evento tradicional da entidade, neste ano, acontecerá com a comercialização de porções de comida típica alemã, para retirada na sede do Centro Cultural, no dia 24 de julho. Eisbein (joelho de porco), Spritz Wurst (linguiça fervida), Kuchen (cuca) e Sauerkraut (chucrute) compõem a porção, além de choppartesanal. A porção para duas pessoas custa R$50,00 e a garrafa de chopp (1,5 litros) sai a R$20,00. Os ingressos podem ser obtidos com os integrantes do Centro Cultural 25 de Julho ou nas Lojas Becker.

A programação encerra no dia 31 de julho com a inauguração da galeria de presidentes da entidade, o descerramento da placa em homenagem ao Livro Ouro da instituição, o qual reuniu os recursos para a compra do terreno onde atualmente se localiza sua sede. Nesse dia, também se fechará a cápsula do tempo, que ficará guardada até o ano 2041, quando será aberta para as comemorações dos 50 anos do Centro Cultural 25 de Julho.

Fundado em 17 de julho de 1991 por integrantes da etnia alemã de Frederico Westphalen, atualmente, o Centro 25 de Julho funciona na Rua Caí, 325, no Bairro Aparecida, e possui um quadro social composto por aproximadamente 30 sócios e 60 dançarinos. A entidade organiza festejos populares já tradicionais na cidade, como a Julifest, a Barrilfest e o Natal Vida, os quais expressam a cultura alemã por meio da culinária, da dança, da música, dos trajes típicos e dos costumes. Recentemente, a entidade foi contemplada com recursos da Lei n° 14.017/2020, Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura.

Em anexo, segue arte com a programação do evento.

Para mais informações:

Igor Senger, presidente da entidade

Fone: (55) 9 9654-2424

E-mail cc25dejulhofw@gmail.com

 

*Divulgação Centro Cultural  

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]