Caravana da Agricultura Familiar em Defesa da Previdência Social será realizada em municípios da região

Com o objetivo de informar e sensibilizar os agricultores familiares para os impactos da reforma previdenciária, a Fetraf-RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul), juntamente com entidades parceiras, realiza, desde o mês de junho, assembleias sobre o tema, em todos os municípios gaúchos de abrangência da federação.

Assembleia em Ibiaça (Foto: Andreia Corso)

Os eventos, que são preparativos para a Caravana da Agricultura Familiar em Defesa da Previdência Social, têm como principais pontos de debate a alteração da idade mínima de aposentadoria, o fim da vinculação do benefício com o salário mínimo e a possível mudança na forma de contribuição previdenciária. Além disso, um dos encaminhamentos é a participação dos agricultores na Caravana, que inicia na próxima semana.

A coordenadora da Fetraf-RS, Cleonice Back, explica que a realização das assembleias é uma das ações da Federação no estado, articulada com a Fetraf-Brasil, para levar informação aos agricultores familiares e prepará-los para as grandes mobilizações que deverão acontecer em defesa da previdência rural. “Os encontros municipais foram realizados para alertar sobre os impactos da reforma na vida deles. Na próxima semana a Fetraf realizará, em nível nacional, uma série de atos em defesa da previdência, e aqui no estado a Caravana da Agricultura Familiar será um marco inicial das mobilizações contra a reforma previdenciária. Por isso, da importância de todos estarem sensibilizados para o que está jogo”, afirma Cleonice.

Caravana da Agricultura Familiar em Defesa da Previdência Social

A Caravana da Agricultura Familiar em Defesa da Previdência Social pretende denunciar os desmontes da reforma previdenciária para o campo, mobilizar os agricultores familiares contra ela e afirmar que a agricultura familiar estará nas ruas, repudiando o retrocesso nos direitos já conquistados. Ela inicia na próxima terça-feira, 26, e será marcada pela realização de mobilizações regionais em todo o estado gaúcho.

“Daremos o recado inicial para o governo, de que a classe trabalhadora não vai ficar em casa e não deixará retirarem seus direitos, frutos de muita luta”, pontua a coordenadora Cleonice. Ela destaca ainda, que após a caravana, outras mobilizações ainda maiores serão realizadas. “A Caravana é “aquecimento” para as grandes lutas que faremos assim que a reforma da previdência for encaminhada pelo governo”, alerta.

Reivindicações da Fetraf

A Fetraf pede a manutenção da aposentadoria de 55 anos para mulheres e 60 para homens, vinculação do benefício com o salário mínimo, contribuição previdenciária via bloco de produtor rural e a volta do Ministério da Previdência Social.

Roteiro da Caravana

26 de julho – Mobilização regional em Três Passos

27 de julho – Mobilização regional em Erechim

28 de julho – Mobilização regional em Sarandi

29 de julho – Mobilização em Passo Fundo, com participação na audiência pública do senador Paulo Paim

Ações após a realização da Caravana

Após a realização da Caravana, a Fetraf-RS manterá os debates e a luta pela previdência, com participação ativa nas agendas da Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Previdência Social Rural e Urbana, nas audiências públicas do senador Paulo Paim, bem como, será protagonista das grandes mobilizações nacionais, que acontecerão no momento em que a reforma for encaminhada ao congresso, pelo governo federal.

Parceiros na luta pela previdência

A soma das diversas forças ativas da sociedade nos atos da Fetraf-RS em defesa da previdência, têm sido um marco importante, que reforça a relevância da luta dos agricultores familiares. Até o momento, entidades como Emater, Cresol Central, Cresol Sicoper, cooperativas de produção, prefeituras municipais, câmaras de vereadores, igrejas e os parlamentares Altemir Tortelli e Zé Nunes, participaram com efetividade e fortaleceram os debates e ações em prol da previdência rural.

Ascom Fetraf-RS

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]