Aprovado traçado da Ferrovia Norte-Sul que passa pela região

O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, falou na manhã desta sexta-feira, 21, sobre a Ferrovia Norte-Sul, em encontro realizado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e a Bancada Federal Gaúcha. Rodrigues apresentou os resultados do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ferrovia Norte-Sul entre Rio Grande (RS), Chapecó (SC) e Panorama (SP). O trecho gaúcho deve abranger 30 municípios.

O Ministrou confirmou que o traçado passa por Caiçara, Frederico Westphalen, Seberi, Boa Vista das Missões e Palmeira das Missões, Cruz Alta e segue em direção a Santa Maria. Como já havia sido anunciado, este trecho recebeu a melhor nota custo/benefício.

No total, serão 833 quilômetros só no Rio Grande do Sul e uma estimativa de investimento de $ 8,7 bilhões. Para a escolha do trajeto foi levado em conta o custo total de implantação, volume de carga transportada, custo da eficiência da operação, interceptação de fragmentos florestais e interceptação de cursos hídricos.

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Edson Brum, a escolha do trajeto atende a uma região necessitada. “Estamos muito felizes com o projeto que foi aprovado. Se for perguntar para cada deputado, eles vão querer que passe por Torres, Osório, Camaquã, cada um vai defender o seu. Fico feliz porque a ferrovia vai atender a uma região que necessita”, declara.

O Alto Uruguai

Foto: Divulgação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]