População acima dos 55 anos registra maior inadimplência em FW

O aumento de brasileiros com as contas em atraso continua crescendo. Em março de 2016 esse número chegou a 58,7 milhões segundo informações da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), ou seja, 39,64% quase metade da população brasileira entre 18 e 95 anos está com o status de devedor. Em Frederico Westphalen, o percentual de inadimplentes em janeiro de 2017 fica abaixo da média nacional, com 34% da população com restrição ao crédito.

Outra informação que reforça a preocupação que os lojistas precisam ter com a segurança na liberação do crédito, é de que em cada 10 clientes que realizam a consulta, aproximadamente três apresentam restrições, como mostra o gráfico. Se considerar que a população de FW conta com 30.699 habitantes, segundo o IBGE, atualmente cerca de 10 mil pessoas estão inadimplentes. 

Este cenário é semelhante ao que acontece em outras cidades. Os motivos que levam a esta realidade também são bem comuns, como por exemplo, empréstimo a terceiros, desemprego e despesas extras com saúde e educação. Dessa forma, é necessário ressaltar a importância das consultas ao crédito para as empresas, sejam elas de pequeno, médio e grande porte, para proporcionar ao lojista mais segurança na hora de vender. Este serviço é imprescindível tanto para o vendedor que deseja receber o pagamento como para o comprador que muitas vezes não consegue cumprir com o seu papel.

O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) administrado pelo SCPC Boa Vista que em Frederico Westphalen está localizado junto a sede da ACIFW recebe diariamente inúmeros consumidores buscando informações sobre seu cadastro de crédito. O Diretor do SCPC e Presidente do Sindilojas, Jamél Younes, destaca que há mais de 40 anos a ACIFW oferece este serviço aos frederiquenses, além de alguns municípios da região que mantém o convênio com a entidade.  “Nesse tempo ajudamos a criar uma cultura de oferta do crédito seguro, as lojas menores e que não podem arcar com os custos dos cartões de crédito, como taxas e aluguel, se valem dessa importante ferramenta, para sua maior segurança e perspectiva de recebimentos dos seus créditos”, ressaltou.

Outro ponto destacado por Jamél é o funcionamento do sistema. “Todas as vendas devem ser consultadas, tornando assim as informações de credito um produto que busca ser solidário entre seus usuários e também fechando o cerco aos devedores que não tem controle sobre seus débitos ou que usam de má-fé, para adquirir produtos nas lojas” acrescentou Younes.

Os dados fornecidos pelo sistema gerenciado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDLPOA) mostram também o perfil do público que está com o crédito negativado, demonstrando que a ocorrência maior está entre os consumidores mais maduros. Avaliando os números de inadimplentes de Frederico Westphalen, observa-se que 10% dos devedores estão na faixa etária de 18 a 25 anos, 20% estão entre 26 e 35 anos, seguidos de perto dos 20% entre as idades de 36 e 45 anos. A faixa etária entre 46 e 55 anos corresponde a 22%, e acima de 55 anos representam o maior percentual de 28%.

Alguns fatores podem justificar esses dados e explicar porque a faixa acima de 55 anos apresenta maior número de inadimplentes.  O aumento da qualidade de vida e consequentemente o crescimento da estimativa de vida da população estão entre os principais motivos para a elevação desses números em Frederico Westphalen segundo um levantamento realizado em janeiro de 2017 pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDLPOA).

Assessoria de Imprensa ACI/FW

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]