CUFA/FW busca junto ao Governo do Estado recursos para as comunidades

A fim de garantir futuros projetos e trazer propostas inovadoras para Frederico Westphalen e região, o coordenador da Central Única das Favelas (CUFA/FW), Junior Torres, esteve nos últimos dias em Porto Alegre, transitando entre o Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), Assembléia Legislativa do RS e Palácio do Piratini, sede do Governo Estadual. Os resultados foram positivos e tornarão 2017 um ano de muita produção.

Transforme a Pedreira

O projeto foi elaborado e encaminhado pela entidade a fim de promover, na Pedreira, cursos de capacitação profissional e oficinas como de horta comunitária, informática, manicure e pedicure e artesanato, além de fotografia e outras atividades. Durante os primeiros dias do ano, membros da CUFA/FW visitaram o bairro São José e a Pedreira fazendo um cadastramento das famílias que demonstraram interesse em participar. A partir de agora, será feita uma seleção para definir quais serão as 50 a receber uma cesta básica por mês.

A ideia foi aprovada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, via Lei da Solidariedade, através do Departamento de Responsabilidade Social do RS, representado por seu diretor, Cau Dias.

Além dos últimos ajustes ao novo projeto, membros da organização também estiveram junto à Primeira Dama do Estado e Secretária deste setor, Maria Helena Sartori, onde puderam relatar o sucesso da parceria estabelecida.

Foco nas crianças e adolescentes

Outra proposta que visa promover impactos nas comunidades é um novo projeto através do edital FECA/RS (Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), onde a CUFA/FW encaminhará a idéia de promover oficinas contínuas de percussão, taekwondo e futebol, além de apresentações culturais, torneios esportivos, palestras e cursos de capacitação, com foco no “Enfrentamento às diversas formas de violência”. Além de Frederico Westphalen, serão enviados projetos que visam beneficiar a juventude de Seberi/RS e outras localidades.

Centro Cultural de Desenvolvimento Social

A demanda da classe artística do município e região está prestes a ser atendida. A CUFA/FW cadastrou, no sistema PróCultura RS, um projeto para a construção do primeiro Centro Cultural de Frederico Westphalen, estrutura que se tornará pólo de produção cultural e referência para toda a região, sendo a primeira estrutura a ser disponibilizada. A falta locais adequados para grandes espetáculos foi a motivação para que o centro fosse idealizado. Preste a ser analisado pela Secretaria Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, a construção poderá ser utilizada em diversos eventos.
Será mais um desafio assumido pela entidade que será capaz de ampliar suas atividades atuais, além de beneficiar toda a comunidade. A visita ao Palácio do Piratini promoveu o encontro com Victor Hugo, secretário estadual responsável pelo segmento, este que mostrou-se entusiasmado pela pretensão de realizar a obra.

Festival da Juventude 2017

A edição do Festival da Juventude de 2017 será memorável. Com palestra já confirmada do Rapper EMICIDA, o evento terá duração de um mês ininterrupto de atividades para todos os jovens.Além disso, a CUFA/FW buscou na capital gaúcha novas parcerias para a realização da festividade. Esta, contará com participações de algumas Secretarias do Governo Estadual, bem como outras presenças de renome nacional. A programação envolverá, mais uma vez, milhares de jovens e será aberta a todos os públicos.

Agenda Esportiva CUFA

Para dar início ao calendário esportivo da ONG na região, a CUFA/FW aprovou no sistema Pró-Esporte RS, via Lei de Incentivo ao Esporte, o projeto “Agenda Esportiva CUFA”, este que levará 32 eventos aos município e também para Alpestre, onde a entidade possui atividades fixas como futebol, taekwondo, circo, ballet, teatro e coral. O projeto beneficiará milhares de pessoas em ambas as cidades, bem como movimentará a região. Os últimos detalhes também foram definidos nesta visita à capital do RS.

 

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]