Última sessão extraordinária termina sem votação de PECs e adesão ao Plano de Recuperação Fiscal

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul saiu derrotado da Assembleia Legislativa. Pelo terceiro dia seguido, a sessão extraordinária da Assembleia Legislativa foi encerrada sem que os deputados votassem os projetos encaminhados pelo governador José Ivo Sartori: adesão ao plano de recuperação fiscal da União e venda de estatais. Depois de uma tarde inteira de discursos, alguns mais exaltados, o presidente da Assembleia, deputado Edegar Pretto (PT) encerrou a sessão e chamou para sessão solene desta quinta-feira, 1º, de posse do novo presidente, deputado Marlon Santos (PDT). Nesta quarta-feira, como nos dias anteriores, houve discussão entre base e oposição. Nas galerias, vaias e protestos. Os parlamentares contrários aos projetos se revezavam na tribuna para criticar o texto. Do outro lado, a tropa governistas tentava manter o quórum e acelerar os trabalhos.

A base do governo criticou a tática da oposição de ocupar a tribuna para evitar as votações, apesar de reconhecer o mecanismo como legítimo e regimental. Governistas criticaram a posição do presidente da Casa, deputado Edegar Pretto (PT), que não teria cumprido a ordem da pauta da convocação que foi enviada pelo governador José Ivo Sartori.

O presidente da Casa, Edegar Pretto (PT), garantiu que sua posição em relação à ordem de votações segue o Regimento Interno da AL:

Stela Farias (PT) falou também sobre a questão da ordem de votações em plenário. Conforme ela para mascarar a sua incompetência o governo Sartori tentou deturpar o Regimento Interno da Casa para patrolar prerrogativas dos deputados e direitos da população gaúcha:

Visivelmente irritado, o governador José Ivo Sartori fez um pronunciamento no início da noite desta quarta-feira, pouco após a Assembleia Legislativa terminar a terceira sessão extraordinária:

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]