UFSM promove Fórum Regional de Extensão em Frederico Westphalen

Buscando construir um espaço de reflexão e deliberação sobre os projetos de extensão universitária da UFSM, a segunda edição do Fórum Permanente de Extensão está sendo realizado na tarde desta quinta-feira, 25, no salão da Associação Comercial e Industrial de Frederico Westphalen. O evento é desenvolvido pela Universidade, por meio do projeto Desenvolva, conduzido pela Coordenadoria de Ações Regionais e Inovação, órgão ligado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE), com o apoio do Escritório de Projetos EcoAGILE, do Colégio Técnico e Industrial da UFSM (CTISM). Após a realização das primeiras etapas de mapeamento e definição de demandas prioritárias, em 2016, o Fórum está sendo, agora, implantado por meio da realização de eventos regionais, junto aos municípios que sediam campus da UFSM. 

A proposta do Fórum é aproximar a sociedade da Universidade, construindo um espaço deliberativo, compartilhado e permanente para discussão e definição das demandas e áreas prioritárias para atuação da UFSM, por meio de seus projetos de extensão. Durante sua fala no evento realizado hoje, o reitor da Universidade, prof. Paulo Afonso Burmann, destacou que o fórum busca construir uma ponte entre comunidade e universidade: 

O início do processo de implantação do Fórum ocorreu em 2016, com o mapeamento e georreferenciamento de todos os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela UFSM. A partir, disso, foram realizados, em outubro do ano passado, encontros regionais em Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Cachoeira do Sul e Santa Maria, envolvendo representantes da sociedade e servidores da UFSM. Nesses encontros, foram definidas, de forma conjunta, as demandas prioritárias em cada um dos oito eixos de atuação da extensão universitária: comunicação, educação, cultura, direitos humanos e justiça, tecnologia, trabalho, saúde e meio ambiente.

Foto: Sabrina Ritter

Efetivando a implantação do Fórum Permanente de Extensão, agora a Coordenadoria de Ações Regionais e Inovação vem promovendo Fóruns Regionais, novamente com a participação de servidores da Universidade – docentes e técnico-administrativos, agentes externos – representantes de entidades e organizações, além do público em geral.

Após as explanações das autoridades presentes, foram apresentados o diagnóstico dos projetos desenvolvidos pela UFSM e as demandas definidas durante os encontros realizados em 2016. Em um segundo momento, os participantes do Fórum sãoforam divididos em grupos de trabalho, de acordo com os eixos de extensão. Por meio da aplicação de uma metodologia específica – denominada EcoCanvas – os grupos elaboram propostas de atuação e definiram os encaminhamentos necessários.

Após a realização de todos os Fóruns Regionais, deverá ser disponibilizado um portal na internet específico para o projeto Desenvolva, onde as propostas de atuação, bem como os projetos já desenvolvidos, sejam acessíveis a todos. O portal deve servir, ainda, como uma ponte entre a sociedade e a UFSM. Roth acrescenta que o Fórum terá caráter permanente, podendo promover encontros periódicos e temáticos, visando estreitar as relações entre a Universidade e seus públicos.

 

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]