Trabalhos nas categorias de base são intensificados

Atividades comandadas pela parceria entre União Frederiquense e RZ Sports visam a disputa de competições estaduais nesta temporada

Pela primeira vez em sua história, o União Frederiquense vai disputar competições estaduais com equipes nas categorias sub-12 e sub-14, e, devido à proximidade do início do campeonato, os trabalhos seguem intensos em Frederico Westphalen.

Há cerca de quatro anos, a parceria entre RZ Sports e União Frederiquense proporciona em municípios de toda a região escolinhas do Leão da Colina, no entanto, desde 2020, são realizadas atividades das categorias de base por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, já visando a disputa do Estadual. Os mais novos, da categoria sub-12, seguem a rotina de treinos três vezes na semana, enquanto os jovens do sub-14, vão a campo quatro vezes por semana.

– Estamos muito contentes com a evolução dos meninos. Começamos esse projeto de coordenação em outubro e estamos confiantes que, se tivermos uma sequência de trabalho, a evolução vai ser ainda maior. A nossa preocupação não está pautada no resultado dos jogos, em competições, e sim na evolução, em lapidar os meninos – ressaltou um dos coordenadores das categorias de base, Douglas Rinaldi. 

Rinaldi é ex-jogador do União Frederiquense e junto com o técnico do sub-20, Jaílson Zatta, está à frente dos trabalhos realizados na base do clube, em parceria com a RZ Sports. Desde o início, as atividades desenvolvidas na Arena – e também em outros gramados de Frederico Westphalen – estão tendo destaque, chamando a atenção de observadores de clubes que são considerados referências no quesito categorias de base. 

– A RZ Sports já vem há quatro anos inserida nas categorias de base do União Frederiquense, então temos um leque muito grande de contatos. Sempre buscamos trazer observadores de equipes grandes e, desde então, já tivemos representantes do Inter, Grêmio, Chapecoense, Atlético-MG, Juventude. Estamos articulando a vinda de alguém do Palmeiras para estar acompanhando o trabalho aqui também – frisou Rinaldi. Além disso, o coordenador da base do Leão da Colina ainda lembrou sobre a recente parceria com representantes portugueses que também pode render frutos nas categorias inferiores.

– Tivemos a vinda do pessoal de Portugal e, apesar de ter o foco no sub-20, também estão de olho nas categorias menores. Então, essas parcerias fortalecem muito o processo e a ideia é cada vez trazer mais observadores para acompanhar o trabalho, para que a gente possa chegar no objetivo final – disse. 

Amistosos

Há cerca de 1 mês, os amistosos estão sendo mais frequentes nas categorias sub-12 e sub-14 do União Frederiquense, afinal, as equipes se preparam para a disputa do Campeonato Estadual desta temporada. Realizado pela Nova Liga Gaúcha de Futebol Infantil (Noligafi), ainda não há uma definição sobre as datas e chaveamento, no entanto, dirigentes estão se reunindo virtualmente com frequência para ajustar os últimos detalhes e fazer o anúncio oficial. Nesta semana, o clube foi a Chapecó, para medir forças com a Chapecoense, e, apesar de o resultado não ser o fator principal das atividades, faz parte do processo de desenvolvimento. 

– A ideia de competição tem que estar dentro do processo de desenvolvimento, os meninos precisam dessa competitividade porque também faz parte da evolução deles. Como frisei antes, nosso intuito principal é pela evolução deles e, por isso, entramos na Noligafi, para trazer esse incremento dentro do processo. Vamos estar competindo com as grandes equipes do Estado – disse Rinaldi.

Futuro das categorias de base

Apesar de ser o primeiro ano de trabalhos com as categorias inferiores, o clube de Frederico Westphalen estipulou que, em breve, um elenco sub-17 também dever ser implementado. 

– Nosso planejamento na coordenação do projeto das categorias de base, é para ter em 2023 todas as categorias mapeadas. No próximo ano, vamos estar trabalhando com as categorias sub-13, sub-15 e sub-20, faltando apenas a sub-17. A partir do ano que vêm, o sub-11 e sub-13 trabalham em conjunto, e a sub-15 será individualizada, já com a disputa do Campeonato Estadual. Enquanto o sub-20 vamos manter o mesmo trabalho que estamos fazendo. Em 2023 pensamos em inserir o sub-17, para ter o ciclo completo de todas as categorias – declarou Douglas Rinaldi.

As categorias de base do Leão da Colina são realizadas em parceria com a RZ Sports. O projeto é uma realização do União Frederiquense de Futebol e conta com o Financiamento de Pró-Esporte RS, Lei de Incentivo ao Esporte RS, da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Têm o patrocínio de Farmácias São João, Barril Indústria e Comércio de Ferro e Aço Ltda, Tchê Turbo Provedor de Internet Ltda e Cooperativa Tritícola Frederico Westphalen Ltda – Cotrifred.

 

*Divulgação União Frederiquense 

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]