O Programa Municipal de Educação Fiscal está sendo desenvolvido pelas Secretarias do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, da Fazenda, e da Educação, Cultura e Desporto onde o objetivo é proporcionar e vivenciar a Educação Fiscal na prática educacional em todas as disciplinas, oferecendo uma oportunidade aos alunos de praticarem atitudes cidadãs tão necessárias nos dias de hoje.
A secretária de Educação, Edimara Babinski Backes, destacou que projetos didático-pedagógicos que focam a Educação Fiscal se justificam pelo fato de a escola ser um local de construção de possibilidades que viabilizam a compreensão da realidade e a formação de cidadãos atuantes no meio em que vivem.
Já o prefeito Volmir Bielski salientou que o programa reforça o comprometimento do governo com a construção da cidadania, da solidariedade, da ética, da transparência nas informações e da responsabilidade fiscal e social.
Além dos conteúdos e atividades desenvolvidas pelos professores nas respectivas escolas, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), organizará um concurso como forma de incentivo a participação dos alunos e professores. A SMECD, também promoverá no encerramento dos trabalhos um encontro entre as três escolas visando a integração dos alunos e professores. Na oportunidade será feito a entrega dos prêmios aos participantes do concurso.
Os projetos serão desenvolvidos nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano nas escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Vicente Dutra, Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Gaspar Silveira Martins e Escola Municipal de Ensino Fundamental Salgado Filho, nos três níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental Séries Iniciais e Ensino Fundamental Séries Finais.