Possibilidade de filiação de Moro ao União Brasil divide o partido

Uma ala de integrantes do União Brasil está trabalhando para tirar o pré-candidato à Presidência Sergio Moro do Podemos e levá-lo ao novo partido que nasce da fusão entre PSL e DEM.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve homologar a criação do União Brasil na próxima terça-feira (8), validando o surgimento do partido que irá contar com a maior verba de recursos públicos para financiamento de campanha do fundo eleitoral. Além disso, a legenda irá contar com um valioso tempo de propaganda em televisão.
A sigla conta com uma ala considerada de “bolsonaristas desencantados”, que se elegeram na esteira de Jair Bolsonaro (PL) mas acabaram se decepcionando com o governo e desembarcando do apoio ao presidente. Esses integrantes estariam tentando fazer com que Moro se filie ao União Brasil.
No entanto, a decisão de qual candidato contará com o apoio do partido na disputa presidencial precisa da aprovação de pelo menos 60% da direção nacional. Atualmente, a bancada do PSL representa 51% dessa fatia, enquanto o DEM soma 49%.
Dessa forma, o grupo presidido por Luciano Bivar (PSL) precisaria conquistar pelo menos 9% dos partidários do DEM. Segundo informações obtidas por Daniela Lima, esse movimento não irá acontecer. Isso porque o presidente do DEM, ACM Neto, tem muita influência sobre o partido e não interessa para ele estar vinculado a uma candidatura presidencial de Sergio Moro.
Diante deste cenário, o mais provável é que se libere o União Brasil para apoiar regionalmente quem quiser, mas que nenhuma campanha seja feita oficialmente nem esteja no palanque de nenhum candidato à Presidência.
O entendimento é de que tudo bem haver uma aliança, contudo, os palanques regionais precisam estar liberados.
Já a campanha de Moro está focada em organizar internamente a estrutura da candidatura, já que um impasse com o pré-candidato do PSDB, João Doria, pode acontecer diante da aproximação das eleições.
Desse impasse surgiu a possibilidade do partido apoiar a candidatura presidencial de Simone Tebet, do MDB, que pode ter uma maior simpatia dos membros do União Brasil do que tem Sergio Moro.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]