Nove casos de hepatite aguda infantil no Brasil são investigados

O Ministério da Saúde monitora nove casos suspeitos de hepatite aguda infantil no Brasil. As investigação seguem no Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
Os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) monitoram junto a Rede Nacional de Vigilância Hospitalar (RENAVEH) qualquer alteração do perfil epidemiológico, bem como a detecção de casos suspeitos da doença.
A orientação da pasta, aos profissionais de saúde e da Rede Nacional de Vigilância e Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública do Sistema Único de Saúde (VigiAR-SUS), é de que qualquer suspeita seja notificada imediatamente.

A hepatite é uma doença é uma doença inflamatória que acomete o fígado.
Existem cinco cepas principais do vírus da hepatite, referidas como tipos A, B, C, D e E. Embora todas causem doenças do fígado, elas diferem de maneiras importantes, incluindo modos de transmissão, gravidade da doença, distribuição geográfica e prevenção métodos.
Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas que não apresentam sintomas ao longo dos anos. Geralmente, a doença já está em estágio mais avançado quando os sinais aparecem.
Os mais comuns são febre, fraqueza, dor abdominal, enjoo, náuseas, vômitos, perda de apetite, urina escura, olhos e pele amarelados (icterícia) e fezes esbranquiçadas.
No Brasil, foram relatados três suspeitas no Paraná, quatro no Rio de Janeiro, uma em São Paulo e uma no Espírito Santo.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]