Ocorreu na tarde de quarta-feira, 19, de acordo com a Lei Nº 4.138, de 4 de fevereiro de 2015, a assinatura da compra de uma área pelo Poder Executivo, para implantação de Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário Público Municipal – ETE.
As áreas de terras a serem adquiridas serão utilizadas para a implantação da primeira fase de tratamento de esgoto sanitário, atendendo demandas da sede urbana municipal e garantindo melhorias também para o futuro, tendo em vista sua localização (topografia e planimetria).
Na fase inicial, o sistema SO4 deverá atender parte da sede urbana do município com área de 831.203 m², sem necessidade de implantação de elevatórias. Futuramente também poderá ser atendido os sistemas SO3, com área de 402.574 m²; o sistema SO5, com área 901.666 m² e o sistema SO6 com área 540.916 m².
Considerando que os sistemas de coleta de esgotamento sanitário da sede urbana municipal poderão ser conectados aos sistemas de emissários, através de inserção de elevatórias, o local poderá atender a todas as novas ampliações de módulos de tratamento conforme a demanda e disponibilidade financeira do município.
A Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário Público Municipal faz parte do convênio entre Prefeitura e Corsan, onde a Companhia repassa 8,5 milhões para prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Frederico Westphalen.
ASCOM – Prefeitura de Frederico Westphalen