Movimento pela Paz Sepé Tiaraju – Educação para a Paz é lançado em FW

O Movimento Sepé Tiaraju está sendo articulado pelo Ministério Público com entidades que integram o Fórum da Paz, com participação das muitas e significativas instituições. Em Frederico Westphalen foi lançado nesta quinta-feira.

 Programação Frederico Westphalen

Esse Movimento objetiva: desenvolver ações para valorização da educação como instrumento do desenvolvimento pessoal, social e econômico; contribuir para a construção de uma cultura de paz nas escolas; organizar uma rede de palestrantes voluntários; desenvolver campanha publicitária e ações que tenham as escolas como pólo irradiador de conhecimento e de valores, para sensibilizar os pais e a sociedade sobre a importância do compromisso de todos com a educação e o desenvolvimento da cultura da paz em casa, na escola e na sociedade.

Por que surge o Movimento Sepé Tiaraju?

Se por um lado, conseguimos êxito em oferecer, no RS, vagas para todas as crianças e adolescentes na escola, no ensino fundamental e médio, ainda temos problemas a solucionar. Faltam vagas em creches e pré-escola em todos os Municípios do RS. No ensino fundamental e médio, o custo social e econômico do abandono, da evasão e da reprovação escolar, no RS, é alarmante. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) os estudantes gaúchos do Ensino Médio são os que apresentam a maior taxa de repetência do País, 20,7%; em 2011, 9,6% dos estudantes neste ciclo abandonaram a escola. Neste contexto, o Rio Grande do Sul, que já foi modelo de excelência, aparece como campeão de reprovação. Se considerado o menor custo aluno-ano definido pelo MEC, estima-se que somadas a reprovação e abandono no ensino fundamental e médio, de todas as redes de

ensino, temos um custo social e econômico de cerca de R$ 800.000.000,00 (oitocentos milhões) ao ano, em nosso Estado.

Nos Seminários de Planejamento, realizados em 2011 e 2012, pela Promotoria Regional de Educação de Santo Ângelo com representantes dos 83 Municípios da região noroeste do RS, entre os problemas levantados pelos participantes de todos os grupos, foram recorrentes os apontamentos referentes às dificuldades do trabalho escola-família e o problema da violência na escola, como causas determinantes do abandono escolar e da reprovação.

A Educação é Direito Humano reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, desde 1948. A Constituição da República do Brasil, desde 1988, assegura a Educação como direito fundamental das crianças e adolescentes brasileiros, com prioridade absoluta, estabelecendo que incumbe a todos – família, Estado (este com a Escola e demais instituições governamentais) e a sociedade assegurar o direito à educação de qualidade a todos os brasileiros em desenvolvimento. Como a Constituição Federal, também dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96).

No Rio Grande do Sul, esses entes co-responsáveis legais (família, Estado, escola e sociedade) estão devedores com a educação de qualidade das crianças e dos adolescentes. Todos os indicadores apontam a necessidade de uma forte atuação para efetivação da Educação de qualidade em nosso Estado.

O Movimento Sepé Tiaraju propõe mobilizar diversos atores sociais para contribuírem com a escola na nobre, mas difícil, missão de educar.

A educação é responsabilidade de todos!

A educação é uma política pública intersetorial, cujos avanços refletem-se na segurança pública, na saúde, na família, no trabalho, nas relações comunitárias, no meio ambiente, entre outros; de forma que, em educação, não se gasta, se investe.

A universalidade da educação é pressuposto para a construção da própria cidadania e da dignidade da pessoa humana. O asseguramento pleno do direito fundamental à educação, principalmente para o cidadão menos favorecido, é um processo permanente, que depende da atuação não só da escola e da família, mas também da sociedade. Quanto maior for o compromisso de cada um, mais rápido e efetivamente o direito à educação de qualidade será incorporado no mundo real e naturalizado como direito de todos na cultura brasileira.

O aumento da escolaridade da população brasileira interessa a todos nós, pois funciona como uma espécie de círculo vicioso positivo. O aumento da escolaridade diminui a delinquência, a gravidez precoce, conforma o número de filhos às condições objetivas e subjetivas dos pais para educá-los, permite o aumento da renda da família através do trabalho mais qualificado, além do que, pais mais instruídos irão incorporar nos filhos o ideal de que educação é um bem fundamental para o ser humano, contribuindo significativamente para o rompimento do ciclo perverso da pobreza e da exclusão escolar. O aumento da escolaridade da população tem como consequência direta o desenvolvimento social e econômico.

Precisamos nos mobilizar para incluir a todos na escola, com qualidade! Nos mobilizar para que os pais se conscientizem da importância de manter os filhos na escola! Nos mobilizar para que todos aprendam e

saibam viver, conviver e construir uma sociedade mais fraterna, para que eduquem os filhos para uma cultura de paz.

Citando nosso poeta Mário Quintana, ao afirmar que “os livros não mudam o mundo, mudam as pessoas”, acreditamos que, juntos, atendendo ao Chamado de Sepé Tiaraju pela Educação, podemos mobilizar as pessoas para a mudança necessária.

Por que o chamado de Sepé Tiaraju?

Sepé Tiaraju foi herói em seu tempo, pois lutou pelos valores que acreditava, pela sua comunidade. Desde 2009, ao completar 250 anos de sua morte, Sepé Tiaraju, herói guarani missioneiro rio-grandense, está eternizado no Livro dos Heróis da Pátria, como herói nacional. Mas Sepé não nasceu líder. Sepé Tiaraju foi educado por sua família, sua comunidade e os padres jesuítas, ao longo de sua vida, para ser a grande liderança que foi. A reflexão sobre a história desse líder pode nos libertar de modos de vida falsos e fazer com que passemos a ter uma vida compromissada com valores verdadeiros.

Nosso mundo apresenta muitos dos sintomas clássicos de um reino devastado: fome, danos ao ambiente natural, dificuldades econômicas, violência, grandes injustiças, desespero e alienação pessoais e a ameaça de guerra e aniquilamento. Nosso mundo reflete estados de nossa alma coletiva e não apenas a de nossos líderes. Esta é uma época da história humana em que há grande necessidade de heroísmo. Tal como os heróis de outrora, ao nos tornarmos “heróis”, nós podemos contribuir para restaurar a vida, a saúde, a educação e a fecundidade em nossa comunidade. É como se o mundo fosse um gigantesco quebra-cabeça e cada um de nós que

empreendesse uma jornada retornasse com um de seus pedaços. Coletivamente, à medida que todos vão dando sua contribuição, o mundo é transformado.

Urge que se pense:- Quem são nossos heróis? – Por quais causas lutaríamos? – Quais são nossos valores? Quais foram os valores dos nossos ancestrais? – Que valor tem a paz para mim? Como posso contribuir para a mudança do mundo em que vivo?

Por tudo isso, a descoberta do herói em cada um de nós é de suma importância. Resgatar o “mito do herói” é fundamental no mundo contemporâneo. E Sepé personaliza esse mito.

OBJETIVOS DO MOVIMENTO SEPÉ TIARAJU:

  1. Desenvolver ações para valorização da educação como instrumento do desenvolvimento pessoal, social e econômico.
  2. Contribuir para a construção de uma cultura de paz nas escolas, com adesão dos professores à educação para a paz.
  3. Organizar uma rede de palestrantes voluntários sobre a temática.
  4. Desenvolver campanha publicitária para sensibilizar os pais sobre a importância da educação escolar e da cultura para a paz em casa, na escola e na sociedade.
  5. Estimular as escolas ao desenvolvimento de ações para valorização da educação escolar, visando a substituição do conformismo com a exclusão escolar por um discurso de valorização da educação escolar.
  6. Difundir a idéia de que a Educação é um direito-dever,

construindo um discurso de responsabilidade dos pais e parental.

  1. Com essas ações, contribuir para reduzir os índices de evasão escolar e reprovação escolar.

AÇÕES DO MOVIMENTO:

I – Realizar, no Município sede, uma conferência de abertura e sensibilização para exposição dos objetivos e ações do Movimento Sepé Tiarajú.

II – Promover, nas escolas parceiras, oficinas com professores, visando sensibilizá-los para a adesão à prática da cultura da paz e para a grande importância da escola, como instrumento do conhecimento em sentido amplo, na vida das crianças e adolescentes mais necessitados, e com os pais, visando sensibilizá-los para uma cultura da paz na família e para a importância de manterem os filhos na escola.

III. Promoção de ações de apoio e valorização da escola:

– Incentivo e apoio às escolas para que realizem projetos para promover a educação para a paz, especialmente na relação com as famílias.

– Publicação no site do Instituto Francisco Lorenz e premiação de incentivo aos trabalhos realizados.

IV- Desenvolvimento de campanha publicitária para sensibilizar os jovens da importância da educação.

V- Realização de parcerias para veiculação da campanha na mídia regional.

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