FW: Aprovado pela Câmara a contratação de dois médicos

Ainda impossibilitados os concursos públicos pela lei federal 173, o município de Frederico Westphalen encaminhou para a Câmara Municipal dois projetos para contratação temporária de pessoal um deles para médicos, são duas vagas, visando substituir os profissionais que se aposentaram do quadro efetivo de servidores do município. A proposta foi aprovada por unanimidade.
– Já fazem alguns meses que estamos sem estes profissionais, principalmente pediatras, para atender na Unidade de Saúde do Núcleo, então é de extrema importância essas contratações – argumentou o vereador Belonir Vendrusculo, durante a discussão da proposta.
O projeto prevê a contratação por 20 horas semanais cada profissional e contrato com duração de um ano prorrogável por igual período. Diante de tal necessidade os vereadores Jacques Douglas de Oliveira e Jorge Alan Souza ponderaram a dificuldade de contratação destes profissionais pelo município e a necessidade de a própria comunidade indicar conhecidos para a vaga.
A outra proposta de contratação temporária é para Engenheiro Civil para atuar na Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos. A proposição foi aprovada por unanimidade com emenda modificativa que alterou o prazo de contrato de um ano para seis messes prorrogável por igual período. “Cada vez é mais evidente a importância do planeamento adequando para evitar desperdício de recursos e a eficácia das obras realizadas no município. É indiscutível a importância de termos um engenheiro na secretaria de obras e de não necessitar, amis, que profissionais do Planeamento tenham que executar, dando mais agilidade e economicidade”, comentou Gabriel Lamonatto.
De acordo com a justificativa da proposição, a contratação é necessária para que haja designação e atuação de um profissional acompanhamento das obras realizadas pela pasta, principalmente no que se refere a elaboração de projetos de canalização de esgoto pluvial.

NOVO ESPAÇO PARA O PROJETO ARTE,  EDUCAÇÃO E CIDADANIA
Com recursos do Ministério da Economia conquistado por meio de emenda impositiva do deputado federal Ubiratan Sanderson e provada a abertura de crédito pelos edis, será possível a construção de um ginásio na área da Escola Municipal Maria Falcon do Bairro São José, destinado para o projeto Arte, Educação e Cidadania.
O espaço deverá abrigar a oficina de móveis do projeto que nasceu em 1991 e completa em 2021 30 anos atendendo as crianças matriculadas no contra turno da escola, e ensinando atividades de marcenaria e artesanatos em geral. “Nós estivemos na escola enquanto mesa diretora, e lá pudemos ver que realmente o espaço já está pequeno. Fomos muito bem recebidos pelas professoras e diretoras e pudemos reforçar o nosso pensamento de que projetos como este precisam ser ampliados em nosso município. Eu participei deste projeto há cerca de 20 anos e ressalto que aprendi muito dentro do Arte, Educação e Cidadania”, disse o vereador Leandro Mazzutti.
Durante o debate da proposta, foi praticamente unanime entre os edis que o projeto é um modelo que deu certo, que merece atenção especial e que ações semelhantes devem ser implementadas em outras escolas da rede municipal. “Além da educação tradicional temos muitos exemplos de ótimos profissionais que saíram deste projeto empregados e/ou com possibilidade de auxiliar na renda familiar. Um projeto onde as crianças aprendem a escola se moderniza e que deve ser levado para outras instituições do município”, comentou o presidente do legislativo, Jorge Alan Souza.
A emenda recebida é no valor de R$ 350 mil já alocado na Secretaria de Educação para que seja destinado à construção do espaço para o projeto.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]