Encontro em Montevidéu aproxima cidades de fronteira do Rio Grande do Sul

Pela primeira vez, intendentes de cidades uruguaias da região da fronteira com o Rio Grande do Sul reuniram-se com representantes do governo do Estado para tratar de temas de interesse comum às duas áreas. O encontro, no Ministério das Relações Exteriores, em Montevidéu, nesta quarta-feira (22), teve a presença do governador José Ivo Sartori, da secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, dos secretários Wantuir Jacini (Segurança), Fábio Branco (Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia) e Pedro Westphalen (Transportes e Mobilidade) e do deputado estadual Frederico Antunes. Do lado uruguaio, participaram intendentes de Rivera, Artigas, Cerro Largo, Rocha e 33.

“É apenas o começo de uma caminhada, e teremos bons frutos”, disse Sartori, ao ressaltar a importância de ações articuladas em favor das regiões e enfatizar, também, que o Estado não vai superar nenhuma questão diplomática, já que alguns temas são de competência federal.

O intendente de Rivera, Marne Osório, destacou a importância de haver protagonismo do Rio Grande do Sul e do país vizinho em ações relativas à faixa de fronteira, em questões como atenção à saúde, prestação de serviços médicos, educação bilíngue, saneamento e segurança pública.

Sobre o último assunto, o secretário Jacini relatou o encontro que teve, nesta quarta-feira, com representantes da área da segurança uruguaia para tratar da realização de operações simultâneas, nas duas regiões, de combate a crimes como abigeato, tráfico de drogas e de armas. A primeira ação deverá ser deflagrada em setembro, na região da Campanha, e terá apoio das Forças Armadas, da Polícia Federal e da Receita Federal. Em 5 de agosto, deve ocorrer uma reunião para articular a operação, envolvendo as forças de segurança do Estado e do Uruguai.

Aeroporto de Rivera

Outro tema de interesse do Rio Grande do Sul e do país vizinho é a binacionalização do Aeroporto de Rivera – que está em tratativas por parte do governo uruguaio com o Ministério da Aviação Civil. De acordo com o secretário Fábio Branco, apesar de o assunto ser de competência federal, o governo do Estado apoia a medida.

Presente no encontro, o embaixador Martin Vidal destacou que este passo será importante para a região e para o país. A intenção do governo brasileiro é que esta seja a primeira binacionalização, um modelo que poderá ser replicado em outros aeroportos em áreas de fronteira no país.

Os projetos para a hidrovia Brasil-Uruguai, via Lagoa Mirim, também entraram na agenda ampliada. Além de ser uma alternativa para o escoamento de produtos por meio terrestre, via BR-471, a hidrovia vai ampliar a importância do porto de Rio Grande e potencializar portos como os de Cachoeira do Sul e Estrela, configurando-se em importante eixo para o intercâmbio comercial entre Brasil e Uruguai.

Conforme Westphalen, estão sendo feitos estudos para o avanço do projeto. Ele ressaltou que é prioridade do governo do Estado promover a integração entre modais de transporte e que esta determinação seria contemplada por meio da integração da hidrovia. Outro tema relativo à infraestrutura foi a construção da segunda ponte sobre o Rio Jaguarão e a restauração da Ponte Mauá – considerada patrimônio do Mercosul. Segundo Westphalen, todos os projetos devem levar em conta a questão da sustentabilidade.

Agenda comum

Após o fechamento da primeira reunião, ficou acertado que a pauta deverá ser retomada durante a 38ª Expointer, quando os intendentes uruguaios deverão se encontrar para tratar da agenda comum para superar as dificuldades que hoje permeiam as duas regiões.””Vamos contribuir com a nossa parte do Estado”, disse o governador.

Ficou acertado também que os representantes do governo do Estado e do Uruguai vão desenvolver ações comuns para compartilhar tecnologias e ampliar o trabalho em incubadoras já em funcionamento. Outra meta, segundo o secretário Branco, é constituir um centro tecnológico binacional.

Texto: Eliane Iensen – de Montevidéu
Foto:
Luiz Chaves/Palácio Piratini
Edição:
Rui Felten/CCom
Áudio: Rádio Piratini

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]