É #FAKE que 66% da vegetação do território brasileiro está completamente conservada

Circula pela internet um vídeo que alega que 66% da vegetação do território brasileiro está completamente conservada. Tome cuidado, essa notícia é falsa!  

São enganosas as informações referentes à preservação ambiental brasileira divulgadas em um vídeo amplamente compartilhado no Facebook e no WhatsApp. A narração do conteúdo, em inglês, tem o intuito de promover a política ambiental nacional em detrimento da praticada em outros países e convidar turistas estrangeiros a conhecer de perto a realidade alegada. O vídeo foi publicado na conta do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Instagram em 9 de maio deste ano, mas voltou a circular recentemente.

O vídeo alega que 66% do território brasileiro está completamente conservado, o que é enganoso. Conforme levantamento do MapBiomas essa é a área ocupada por vegetação nativa. No entanto, 8,2% dessa vegetação é secundária, ou seja, já foi desmatada pelo menos uma vez.

Além disso, não é possível afirmar que esses espaços estejam protegidos, ainda mais completamente conservados. De acordo com o coordenador de comunicação do Observatório do Clima, pelo menos 8% foram áreas desmatadas ao menos uma vez nos últimos 37 anos. Outros 11% já pegaram fogo ao menos uma vez nesse período. O mais grave, porém, é que esses 66% vêm sendo desmatados muito rápido: um terço de todo o desmatamento feito no país aconteceu nos últimos 37 anos.

O MapBiomas aponta que, entre 1985 e 2021, o Brasil perdeu 13,1% de vegetação nativa, entre florestas, savanas e outras formações não florestais. O território foi ocupado pela agropecuária, atividade que responde por um terço do uso da terra no Brasil. 

Além disso, o vídeo dá ênfase ao fato de apenas 7% do território brasileiro ser destinado à agricultura, o que é confirmado pelo MapBiomas. O conteúdo omite, no entanto, que a agropecuária – que engloba a criação de animais – cresceu 228% em ocupação de territórios entre 1985 e 2021, passando de 21% de território ocupado para 31%.  É importante lembrar que 23% do território nacional é ocupado por pastagens. “Se contabilizadas as pastagens naturais do Pampa e do Pantanal, o uso agropecuário vai a cerca de 35%, algo próximo à média mundial”. 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou à reportagem que o Censo Agropecuário 2017 registrou que a área dos estabelecimentos agropecuários no Brasil é de 351,3 milhões de hectares, que correspondiam, naquele momento, a 41,3% do território nacional.

O vídeo divulgado não apresenta qualquer fonte, tanto da produção do conteúdo quanto dos dados apresentados. A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Ministério do Turismo negaram ao Estadão Verifica terem qualquer relação com o material. A Embratur acrescentou que todas as campanhas promocionais produzidas e divulgadas pela agência estão disponíveis em links oficiais.

*Com informações do Estadão Verifica e Agência Lupa

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]