Diretores e supervisores escolares da 20ªCRE participam de encontro de trabalho sobre Estudos de Recuperação com foco no combate à evasão escolar

No dia 31 de janeiro, no auditório do Colégio Estadual Três Mártires, em Palmeira das Missões, a 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), promoveu Reunião de Alinhamento com os diretores das mais de 75 da Coordenadoria para uma discussão, organização e planejamento para os Estudos de Recuperação, que irão ocorrer entre 8 a 17 de fevereiro, voltados aos estudantes que apresentaram resultado inferior à média anual ou com frequência menor que 75% no ano de 2022.
A titular da regional de educação, coordenadora Jogelci do Carmo, abriu o evento dando as boas-vindas com mensagem de motivação para o trabalho e falou sobre a Ação. “A Ação da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) tem o foco na Inclusão dos estudantes, considerando que no ano de 2022 houve o retorno presencial dos estudantes à Escola, pós período pandêmico. “A iniciativa visa dar uma nova oportunidade aos estudantes, que por diferentes motivos, não atingiram resultados satisfatórios tanto no alcance da média anual ou em relação à frequência. Assim, estamos atuando fortemente junto às Comunidades Escolares para alcançarmos o máximo desses estudantes que ficaram em Estudos de Recuperação”, explicou. Não é aprovação automática e sim uma oportunidade extra com a oferta de um Plano de Estudo com atendimento individualizado pelos professores visa recuperar as aprendizagens necessárias e juntos Seduc, CRE, Escolas e professores estaremos trabalhando coletivamente para a permanência do estudante na Escola, combatendo a evasão escolar, acrescentou a coordenadora Jogelci.
Na sequência, a chefia do pedagógico, Sirlei Martins, comentou sobre a importância dessa ação pedagógica e aproveitou a ocasião para falar sobre calendário escolar de cada escola e sobre a entrega dos novos livros didáticos para as instituições de ensino.
Após a assessora do Ensino Médio e Normal, Nara Tasso, apresentou dados estatísticos sobre os estudos, desde os dados baixos do IDEB até os níveis altos de reprovação e abandono escolar vindos de períodos pré-pandemia, até comparação com outros dados mais altos do estado como IDH e PIB para tentar entender o que acontece na educação e o que pode ser feito para a melhorar e foram apresentados dados da região da 20ª CRE. Houve a apresentação do plano base do que é o Estudo de Recuperação, reforçando os objetivos de suprir defasagens de habilidades básicas aos alunos, mesmo que não seja possível que o aluno absorva tudo que ele deveria aprender durante o ano todo, passou o cronograma interno e externo do plano (a preparação de professores para as aulas será dia 6 e 7 enquanto as aulas serão 8 a 16, o conselho de classe para decidir se o aluno passou ou não é dia 17), deu sugestões alternativas de formas de aulas e de avaliações e abriu perguntas para os diretores.
Ao retornarem do intervalo do café, ocorreu a participação do Senhor Mauro Rosa, membro do Codemau, o qual falou sobre a doação de livros por sua organização, às Escolas da 20ªCRE, os quais trazem um pouco da história de desenvolvimento regional.
Ainda, a assessora do ISE, Rosaneti Saurin, falou sobre sistema e como os estudos irão funcionar dentro do sistema. A pauta teve continuidade com a assesora Nara, que mostrou os boletins que devem ser preenchidos para mostrar o plano de ação de cada escola, os modelos de conselho de classe que necessitam ser feitos e enviados e as rubricas de avaliação que precisam ser enviadas. Para sanar possíveis duvidas, uma atividade prática foi organizada entre os diretores presentes aonde eles construiriam, com auxílio dos membros da 20ª CRE lá presentes, um plano de ensino para ser aplicado durante seus estudos de recuperação. Depois de seu término, as representantes das escolas Lucila Nogueira de Boa Vista das Missões, Madre Tereza de Seberi e 22 de Maio de Palmitinho vieram a frente demonstrar suas ideias.
Na ocasião houve agradecimento as Chefias dos Setores de RH, Judilubia Ciprandi e do Pedagógico, Sirlei Martins, pelo trabalho realizado frente aos setores até o momento. Houve a entrega de Flores.
Para finalizar, a coordenadora regional de educação, Jogelci do Carmo, chamou todos os representantes da 20ªCRE e, em especial do pedagógico, agradecendo suas contribuições e reforçando o trabalho que virá, tanto em auxilio de escolas tanto em monitoramento dos planos, comentou brevemente sobre as novidades de gestão e as novas pessoas que irão aparecer na região da 20ª CRE para acrescentar e crescer e terminou o evento com a seguinte fala, após agradecer a presença de todos: “Que a educação seja protagonista e a nossa parte seja feita.”
Com o objetivo de amplo entendimento e participação a Regional de Educação já realizou encontros com todos os profissionais das Casa e online com os Gestores Escolares, Pais através de representantes do segmento nos Conselhos Escolares e CPM e ainda com os Secretários Municiais de Educação, este sobre transporte escolar, buscando sensibilizar para a oportunidade ofertada aos estudantes da Rede Estadual

Sobre os Estudos de Recuperação
Os estudantes que ficarem em recuperação não desenvolveram as habilidades e competências estabelecidas no Planejamento Anual ano de 2022 e, por isso, terão direito a um período para “Estudos de Recuperação” e oportunidade de avaliação das aprendizagens.
Para isso, deverá ser apontado no Conselho de Classe do 4º bimestre de 2022 quais as habilidades, competências e conteúdos de cada componente curricular que deverão ser retomadas no período de “Estudos de Recuperação”. O estudante receberá, ao final do ano letivo, com seu boletim de desempenho, a lista com o que precisa estudar e desenvolver para a continuidade dos seus estudos e as datas do período de recuperação.
Fonte: ACS 20ªCRE com informações da ACS-Seduc

 

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