Desde o mês de março, a Central Única das Favelas de Frederico Westphalen (Cufa/FW) mantém o projeto Costureiras Voluntárias, realizando a produção de máscaras e outros insumos hospitalares. A organização social forneceu tecido para as voluntárias, bem como organizou a distribuição do material confeccionado para as instituições necessitadas. O projeto iniciou tendo em vista a falta de material para abastecer as instituições de saúde durante a pandemia de COVID-19.
Costureira voluntária no projeto, Delezia Damian decidiu abraçar a iniciativa. “Quando Júnior Torres (coordenador da Cufa FW) me convidou eu disse ‘claro, vamos abraçar essa causa juntos’. Trabalhamos em uma sala grande e respeitando todas as normas de segurança: luvas, máscaras, distância social”, afirma.
Inicialmente trabalhando com o máscaras, as costureiras também produzem toucas, jalecos e outros acessórios. Outros grupos de Costureiras Voluntárias do projeto se reúnem nos municípios de Alpestre, Nonoai, Planalto e Itatiba do Sul e no Rio de Janeiro para produzir os insumos.
*Editado com informações Cufa/FW
(Foto: divulgação)