Conselheiros discutem o investimento em cultura para os próximos anos

Na reunião da última sexta-feira, 7, do Conselho de Cultura de FW, o futuro da cultura no município foi a principal pauta. Os conselheiros estão trabalhando na elaboração de um documento com sugestões de investimento para os próximos anos, o qual deve ser entregue à Secretaria de Educação e Cultura até o final do mês. Esse documento visa atender as principais demandas indicadas pelos setoriais no Plano de Cultura municipal.

Nessa sugestão de investimento deve constar a construção do novo centro cultural, além da otimização de gestão de outros espaços já existentes, como museu, biblioteca, auditórios e centros de eventos. Ao abordar o tema Centro Cultural, a Presidente Eloísa Sampaio enfatizou a importância de um Fórum Municipal com a participação dos agentes culturais da cidade, para que cada setorial indique suas necessidades e possibilidades de uso deste espaço que deve ser o centro de gestão da cultura no município.

Também foram sugeridas parcerias entre iniciativas públicas e privadas como soluções de curto e médio prazos, tópico em que os conselheiros Joel Felipe Guindani e Ilíria François chamaram atenção à necessidade de clareza na regulação de tais parcerias através de marcos legais.

Entre outros assuntos, foram abordados: a qualificação de agentes culturais, a formação de público e de novos artistas através de uma educação cultural, discussão com profissionais da área da cultura de outros municípios, pontos que visam o conhecimento sobre o tema. Do debate surgiram inúmeras ideias para proporcionar capacitações e formação ampla, em que a arte seja incentivada de forma democrática e possa abranger todas as forças culturais da cidade.

 

*Conselho Municipal de Cultura de Frederico Westphalen

 
 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]