Assinada a doação de área rural para instalação da Granja São Paulo

Na quinta-feira, 18, foi realizada a assinatura da escritura pública de doação da área rural para a implantação da Granja São Paulo, sendo doador o município de Frederico Westphalen, e tendo como donatário a empresa agropecuária Balestreri.

Estiveram presentes para o ato de assinatura os antigos proprietários da área rural, Lúcia Zanon e Valdemar Zanon, o prefeito municipal Roberto Felin Júnior, os representantes da Agropecuária Balestreri, Leonir Balestreri e Luiz Henrique Balestreri e o vereador Vilnei Giacominni.

A donatária, agropecuária Balestreri, terá como contrapartida os seguintes encargos: construir as instalações para implantação de uma unidade produtora de leitões, no prazo de 24 meses, no imóvel objeto de doação, com capacidade para 7 mil matrizes reprodutoras, potencial de produção de 3.500 leitões por semana e geração de 42 empregos diretos. Além de manter-se em atividade neste município pelo prazo mínimo de 10 anos.

A Granja São Paulo, será construída na linha São Paulo, em uma área cedida pelo município de aproximadamente 25 hectares, no valor de R$ 550 mil. A granja terá 36 mil metros quadrados de área construída e o investimento total ultrapassa o valor de R$ 30 milhões.

Para o sócio-proprietário da Granja São Paulo, Leonir Balestreri, esse é o pontapé inicial. “A escritura na mão é o que nos dá posse da área pra a gente começar a trabalhar. Nessa semana os primeiros fornecedores começarão a preparar as suas estruturas de trabalho no terreno da granja.”, diz ele.

O empreendimento que tem como premissas a sustentabilidade, o bem-estar animal, inovação tecnológica e suinocultura de resultados, além de gerar mais empregos para a região irá fortalecer a economia para o município de Frederico Westphalen. De acordo com o responsável pelo setor de agropecuária da Granja São Paulo, Luiz Henrique Balestrin, os próximos passos para a instalação da Granja são: licenciamento ambiental (já encaminhado), terraplanagem, colocação dos pórticos e telhado, instalação do piso e instalação dos equipamentos e ferragem.

“Com a granja pronta teremos mais de 40 empregos que vão ser produzidos diretamente, mais os empregos indiretos que serão produzidos por meio de terminações e mais fornecedores de insumos.”, aponta Balestreri, que ainda acrescenta que a granja estará entre as 10 maiores produtoras do Brasil, sendo assim uma referencia nacional. “A granja representa inovação e um grande avanço na tecnologia no Brasil. Serão 7 mil matrizes e uma unidade de creche para 25 mil leitões”.

A.I/FW