Seberi, terá em breve o mais moderno frigorífico da América Latina. Conforme seus diretores, que estiveram nesta terça-feira (7) no Palácio Piratini para formalizar o convite do evento de abertura ao governador José Ivo Sartori, o empreendimento será totalmente sustentável e proporcionará 600 empregos diretos e 1.200 indiretos, tornando-se uma importante fonte de renda não somente para Seberi, mas para toda a Região do Médio Alto Uruguai. A inauguração será em 22 de maio próximo.
A previsão do Frigorífico Labema é de que sejam abatidos 2 mil suínos por dia, embora a capacidade comporte o abate de 4 mil animais/dia futuramente. Localizado às margens da BR-158, em Seberi, o empreendimento terá como atividade principal o processamento da carne suína e seus derivados, com comercialização no Brasil e no mercado internacional. O investimento no complexo é de cerca de R$ 200 milhões, sendo R$ 100 milhões na planta.
Mas o que torna o Labema o mais moderno frigorífico da América Latina, segundo seus diretores, Carlos Fávero, Leonir Balestreri e Rubens Zago, é o fato de ser totalmente sustentável, com tratamento de efluentes e reaproveitamento de toda água utilizada. O Labema é ainda o primeiro frigorífico do Brasil que irá gerar toda a energia a ser consumida, através da utilização dos dejetos dos suínos e resíduos de fábrica na produção do gás metano – além de gerar energia elétrica para todo o frigorífico, ainda sobrará para fornecimento à concessionária RGE.
O governador José Ivo Sartori, ao receber as informações, enfatizou a importância do empreendimento – que tem 100% de incentivo do Fundopem – para o desenvolvimento não somente do município e da região, mas para o Estado. “Além de incentivar a produção no campo, a tecnologia utilizada na obra é um exemplo de sustentabilidade, o que nos tempos atuais é de extrema importância”, afirmou. O secretário-chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, também participou da reunião.
A.I/Piratini