1º Encontro do Setembro Amarelo é realizado pela Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), promoveu nesta quarta-feira, 25, o 1º Encontro do Setembro Amarelo. O evento foi realizado no auditório da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – campus Frederico Westphalen.

Devido aos grandes índices de suicídios ocorridos nas áreas de atuação dos profissionais da saúde e segurança pública, o objetivo do encontro foi debater sobre a importância da prevenção do suicídio e os encaminhamentos dos pacientes, realizados pelos órgãos de saúde.

O momento foi ministrado pela psicóloga Cláudia Beux da Rosa e pela fisioterapeuta Juliane Martins Teixeira, profissionais que atendem no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Palmeira das Missões.

O evento foi destinado às equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), aos alunos dos cursos de Fisioterapia, Psicologia e Enfermagem da URI/FW, e aos integrantes do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar do município.

A enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Léa Tomschke destacou a importância dos profissionais receberem estas orientações. “É muito relevante para o tratamento, que os sintomas sejam detectados com brevidade, visto que o adoecimento mental acomete não só os pacientes mas também os profissionais da área, por isso, é importante estar atento os sinais não só dos casos que chegam até a Unidade Básica de Saúde mas, também para que eles possam se autoavaliar”, afirma. 

 
Fonte: Ascom

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]