XVI SEAGRO ocorreu durante os dias 22 a 25 de outubro

Entre os dias 22 e 25 de outubro ocorreu a XVI Semana Acadêmica de Agronomia (SEAGRO), no auditório do IFFar Frederico Westphalen e nas dependências da UFSM/FW. A SEAGRO foi organizada pelo Diretório Acadêmico da Agronomia Guilherme Trevisol e teve como temática “Desafios e oportunidades no campo”. O evento proporcionou acesso a palestras, minicursos e mesas-redondas com especialistas da região e egressos do Curso de Agronomia da UFSM/FW, permitindo aos participantes se atualizarem sobre novas tecnologias, práticas e tendências no setor agrícola.

A manhã do dia 22 foi marcada pela cerimônia de abertura com a fala do professor Braulio Otomar Caron, diretor da UFSM/FW, do professor Gilvan Bertollo, coordenador do curso de Agronomia, da professora Gizelli de Paula, coordenadora docente do Diretório Acadêmico da Agronomia e do acadêmico Diogo Verzegnazzi, presidente do Diretório Acadêmico. Posteriormente, ocorreu a fala da professora Patrícia Fortes, presidente da CSA e sorteio de brindes. Na sequência,  os participantes prestigiaram a palestra “Lidere a sua carreira para impulsionar seu futuro”, com Andressa Perotti, empresária na área de desenvolvimento humano, analista comportamental, psicóloga e CEO da Resulta Mais Consultoria. Andressa trouxe suas contribuições buscando formar para o mercado de trabalho e desenvolver o espírito de liderança na comunidade acadêmica. No turno da tarde, os participantes puderam escolher participar dos minicursos: Regulagem de semeadoras (Gilvan Bertollo); Conhecendo o crédito rural e suas oportunidades profissionais (Catherine Lencina); Desafios do intercâmbio agrícola (Poliana Bortoluzzi Silva); Tecnologia de Aplicação (Mateus Gaede) e Produção de forragens de alta qualidade (Deomir Martini). 

Na quarta-feira, 23, o evento contou com palestras técnicas durante o dia todo, envolvendo temáticas diversas: 1) “Mercado de Carbono: oportunidades e desafios para a sustentabilidade agrícola”, com Felipe Dalzotto; 2) “Caruru: O que fazer para amenizar o problema na cultura da soja?”, com Mário Bianchi; 3) “Potencial produtivo da soja: como a escolha da cultivar pode fazer a diferença”, com Thiago Horbe; 4) “Manejo da acidez do solo para sistemas agrícolas eficientes”, com Lucas Aquino Alves, egresso do Curso de Agronomia da UFSM/FW.

O dia 24 iniciou com falas de Mateus Strada e seu pai Anderson Strada. Mateus é Engenheiro Agrônomo, influenciador digital e produtor rural e, em sua fala “A produção Rural: O caminho e seus desafios”, mostrou os desafios da propriedade rural e como foi aceitar o desafio de se tornar produtor rural. Anderson é CEO da SLC Máquinas e em sua fala “O futuro e desafios da tecnologia no campo”, trouxe uma visão mais tecnológica, mostrando as novas tendências e tecnologias disponíveis para o campo. O ciclo de palestras foi finalizado com Loise Polese, representante do grupo AGROS Assessoria e Consultoria, que dissertou sobre “Os desafios da gestão da porteira para dentro: Como maximizar os resultados”. No turno da tarde os participantes puderam escolher participar dos minicursos: Biotecnologia de cultivares, com representantes da GDM Seeds; Do escritório ao campo: assessoria na prática, com Sinomar Domingues e Fabio Danielli Provenzi; Piloto automático, com Ivan Carlos Zanon, Gustavo dos Santos e Cristiano Ganzer; Utilização de drones na pulverização aérea, com Ezequiel Fornari; e Certificação de sementes, com Larissa Machado e Andréa Binsfeld.

O evento finalizou na sexta-feira, 25, com os palestrantes Aline Primon, Álvaro Alba e Higor Bandeira, egressos da UFSM/FW e que estão inseridos no mercado de trabalho. Em sua fala “Caminhos para o sucesso na Agronomia: Da graduação ao mercado de trabalho”, os profissionais mostraram as oportunidades e experiências vivenciadas durante a graduação e, como as características e habilidades desenvolvidas neste período, os ajudaram a se inserir no mercado de trabalho e a moldar os profissionais que são hoje. O momento possibilitou uma troca de experiências muito enriquecedora e essencial para a formação de profissionais conectados com as necessidades do setor agrícola. Para encerramento, houve um almoço de confraternização entre os acadêmicos que participaram durante a semana.

A Semana Acadêmica de Agronomia é um momento essencial para os acadêmicos do Curso e profissionais da área, possibilitando atualização de conhecimento, networking, intercâmbio de experiências, desenvolvimento de habilidades, inspiração e motivação e aproximação com o Mercado.