“Verdade ou Mentira?” Ação da UFSM adapta checagens de fatos sobre a crise climática para o rádio

A ação extensionista que une projetos da UFSM no combate à desinformação sobre a crise climática no Rio Grande do Sul já produziu 10 programetes da série ‘Verdade ou Mentira’, que levará checagens de fatos sobre a crise climática no Rio Grande do Sul a emissoras de rádio do Estado.

“O que temos feito é adaptar para a linguagem do rádio checagens de fatos, aquela apuração mais especifica que é feita por algumas agencias nacionais, voltadas para a crise climática que afetou o Rio Grande do Sul neste ano. Além de toda  a questão da enchente, dos alagamentos, das perdas, nós também tivemos uma profusão de desinformação, sobre diferentes aspectos.” conta Luciana Carvalho, professora da UFSM que faz parte da ação.

Até agora, foram adaptados, roteirizados, gravados e editados conteúdos que abordam boatos sobre uma lista falsa com nomes de crianças que estariam sozinhas em um abrigo, fake news sobre caminhões impedidos de transportar doações, boatos sobre corpos boiando, e outras informações enganosas que já foram desmentidas pelas principais agências de checagem do país. Nas próximas semanas, os primeiros programetes devem ser distribuídos para veiculação em emissoras comunitárias, comerciais e públicas, além de ser criado um canal no Spotify para disponibilização do conteúdo.

Alunos que fazem parte da ação realizam as gravações dos programetes, sob a supervisão dos professores. São boletins que duram dois a três minutos e revelam o que é fato e o que é mentira.

​A iniciativa faz parte da Força-Tarefa da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), Coalisão Direitos na Rede (CDR) e Sala de Articulação contra a Desinformação (SAD), e é vinculada ao programa ‘UFSM Solidária e Cidadã’, que reúne as ações voltadas à reconstrução do Estado após as enchentes. A ação conta com o projeto de extensão ‘Observatório de Comunicação Pública’ (OBCOMP/UFSM-FW), vinculado ao OBCOMP da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); programa de extensão ‘Mão na Mídia’ (UFSM-FW); e projetos de pesquisa ‘Desinformação no Ecossistema Midiático: identificação, compreensão e estratégias de enfrentamento’ e ‘Plataformização do som: um estudo sobre a produção, circulação e consumo de jornalismo sonoro’ (UFSM).

Fonte: Grupo de Pesquisa Desinfomídia

Foto: Divulgação

Professora Luciana Carvalho explica sobre a ação “Verdade ou Mentira?”

Comentar