Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalem abre vagas para cursos de graduação através do SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma plataforma online do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Atualmente, o SiSU é a principal forma de ingresso nos cursos superiores, substituindo os tradicionais vestibulares.

Podem se inscrever no SiSU os estudantes que realizaram as provas do Enem no ano imediatamente anterior ao da candidatura. Por exemplo, um estudante que quer se candidatar neste ano de 2023 deve ter feito o Enem 2022. Além disso, a nota obtida na redação não pode ser zero.

Para quem sonha em ingressar em uma Universidade Pública e gratuita não pode perder o prazo. As inscrições no SISU ocorrem entre os dias 16 e 24 de fevereiro.

A inscrição ao Sisu é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet através do site https://acessounico.mec.gov.br/sisu

No ato da inscrição, o candidato escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.

A Universidade Federal de Santa Maria está ofertando para ingresso no primeiro seemstre de 2023, 3.431 vagas em 89 cursos de graduação nos 4 campi da instituição. Santa Maria Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul

No Campus de Frederico Westhalen estão sendo ofertadas 60 vagas no Curso de Agronomia, 60 vagas no curso de Engenharia Florestal, 60 vagas no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, 55 Vagas no Curso de Jornalismo, 30 Vagas no curso de Relações Públicas e 40 vagas no curso de Sistemas de Informação.

O resultado da Chamada regular sai no dia 28 de fevereiro

Estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo ou com deficiência podem optar por se inscrever nas cotas reservadas para estes públicos.

Os alunos que forem classificados na chamada regular deverão confirmar sua vaga enviando a documentação para matrícula entre os dias 02 a 08 de março.

Os alunos que não foram classificados em nenhuma das suas duas opções de curso na Chamada Regular podem optar por participar da Lista de Espera a partir do dia 28 de fevereiro. Caso alunos que foram chamados na primeira lista de classificados não confirmarem a vaga serão chamados os alunos que estão na lista de espera.

Muitas vezes o(a) candidato(a) é aprovado(a) em outros vestibulares, é classificado em programas governamentais para o ensino superior privado ou conquista bolsas em fundações privadas e prefere continuar em seu município ou estado.
Em outras situações, o(a) candidato(a) não junta sua documentação a tempo ou não consegue comprovar as condições declaradas nas cotas (escola pública, socioeconômica, étnico-racial etc.) e perde o direito à vaga. Por isso, é importante que o(a) candidato(a) marque presença às Chamadas da Lista de Espera
A UFSM preparou uma página exclusiva para orientar os candidatos. Nela o interessado pode encontrar um Passo a Passo para a inscrição, lista de dúvidas frequentes, simulador de cotas, Pontuação mínima, máxima e média das edições anteriores e informações sobre os cursos. Basta acessar https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/sisu

Para mais informações A UFSM Campus Frederico oferece um tira dúvidas através do instagram @sejau

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image[ Atualizar Imagem ]