UFSM promoverá um Minicurso de Observadores de Tempestades

O Projeto de Extensão Rede Voluntária de Observadores de Tempestades (REVOT) está promovendo no dia 17 de novembro, o Minicurso: Treinamento da Rede Voluntária de Observadores de Tempestades. 

O Minicurso será realizado no Salão Nobre da Associação Empresarial ACI/CDL de Frederico Westphalen, com início às 8h até ao meio dia, e retomada às 13h30 até às 18h.  Ele é gratuito e as inscrições podem ser realizadas CLICANDO AQUI.

Serão ofertadas 80 vagas para gestores municipais do COREDE Médio Alto Uruguai e comunidade em geral, com o objetivo de difundir as técnicas de observação de tempo severo como forma de complementar as informações meteorológicas sobre as tempestades que acometem, principalmente, o sul do Brasil.

Como consequência do fenômeno El Niño, tecnicamente confirmado como moderado a forte neste ano de 2023, o sul Brasil está sendo muito afetado com chuvas intensas desde o final do inverno e seguirá assim durante a primavera e o verão. O Minicurso de treinamento em observadores de tempestades é um curso de extensão de 8 horas de duração e é ministrado pelo Prof. Dr. Ernani Nascimento do PPG em Meteorologia da UFSM.

Os observadores de tempestade serão voluntários, com conhecimento básico para identificar visualmente a aproximação de tempestades intensas, permitindo se anteciparem à possível ocorrência de fenômenos como granizos, vendavais, chuvas intensas e até tornados.

O curso também instrui sobre como e a quem reportar as ocorrências e aonde obter informações confiáveis de avisos e alertas meteorológicos. O treinamento é promovido pelo Curso de Graduação em Meteorologia da UFSM e o projeto de extensão Observatório de Comunicação Pública e Política, da UFSM de Frederico Westphalen.

O apoio para a realização do evento foi da ACI/CDL-Frederico Westphalen e do Projeto de extensão Comunicare RP.

Comentar