UFSM/FW inicia Oficinas de Cinema e Vídeo em parceria com a APAE

Na última semana, a UFSM/FW iniciou ação de Oficinas de Cinema e Vídeo, juntamente com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Frederico Westphalen. O projeto é conduzido pelo professor Joel Felipe Guindani (Departamento de Comunicação da UFSM/FW) e pelo professor da APAE, Jefferson Candaten. A ação  tem como objetivo realizar oficinas de aprendizagem para despertar o interesse dos educandos da APAE pelo audiovisual, desenvolver habilidades técnicas e criativas, promover a inclusão e a autoestima dos alunos, utilizando a fotografia e o vídeo como ferramentas de expressão e comunicação. As atividades práticas de filmagens e produção de entrevistas acontecem nos estúdios de produção audiovisual do campus da UFSM/FW.  

 

O prof. Guindani falou sobre como é importante promover o audiovisual como ferramenta de expressão: “O objetivo é proporcionar aos jovens da APAE o contato com as tecnologias de comunicação, sobretudo as tecnologias audiovisuais, para que eles possam também poder exercitar a sua criatividade, para que possam praticar a partir de pequenos experimentos com a câmera”, complementou o professor. 

A proposta surgiu a partir de uma aproximação entre a APAE e o curso de Jornalismo da UFSM/FW. Segundo o professor Jefferson Candaten, a ideia foi construída em parceria com o professor Joel Guindani, após a realização de uma atividade anterior envolvendo fotografia. A partir dessa experiência, os dois educadores elaboraram o novo projeto.

Segundo Jefferson Candaten, os encontros acontecem às quartas-feiras, com atividades desenvolvidas tanto na APAE quanto nos estúdios da UFSM/FW, sempre com foco em vivências práticas que envolvem a linguagem audiovisual. Além dele, o professor Eduardo também participa em algumas ocasiões, contribuindo com o processo de aprendizagem dos estudantes. “É uma experiência que tem trazido muitos ganhos aos nossos alunos, tanto em termos de autoestima quanto de expressão e se comunicar, a operar uma câmera”, ressaltou Jefferson.

Além dos encontros semanais na APAE, os estudantes também participam de atividades nos estúdios da UFSM/FW. A expectativa é que, ao longo do ano, eles possam produzir curtas-metragens que serão exibidos em uma mostra especial no cinema da cidade.

O projeto prevê ainda uma exposição final com os trabalhos produzidos ao longo do semestre, o que representa um momento importante de valorização dos estudantes. A iniciativa reforça o compromisso com a inclusão e oferece um espaço para que os alunos da APAE mostrem suas capacidades e talentos ao público, rompendo barreiras e conquistando novos espaços de expressão.

Inclusão, Criatividade e Aprendizado

O projeto de oficinas de cinema e vídeo tem um impacto significativo na vida dos alunos da APAE. Além de aprimorar suas habilidades técnicas, as oficinas também proporcionam um espaço de expressão, criatividade e inclusão social. O projeto permite que os alunos se comuniquem e se expressem através do audiovisual, aumentando sua autoestima e o senso de pertencimento à comunidade.

 

Fotos: Oficina de cinema e vídeo

Texto: Conrado Araujo, bolsista da Agência de Notícias UFSM

Revisão: Gracieli Fernandes, Divisão de Divulgação Institucional da UFSM/FW