Quem possui filhos em idade escolar já deve estar se organizando para realizar a compra dos materiais escolares. Porém, este ano, o preço dos itens está um pouco mais caro que nos anos anteriores. O aumento de aproximadamente 12% instituído pela Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae) se deve ao acréscimo da matéria prima dos produtos e também da mão de obra.
Em Frederico Westphalen já é possível analisar os reflexos deste reajuste, a caixa de lápis de cor com doze cores que custava cerca de R$ 12,10 no ano passado, é encontrada por aproximadamente R$ 13,90 neste ano. Confira os preços médios de itens básicos da lista de material escolar obtidos através de pesquisa em três livrarias de Frederico Westphalen:
Vale ressaltar que a lista de material escolar disponibilizada pela escola não pode conter itens como papel higiênico, material de limpeza e grampeador, nem o giz ou caneta utilizado pelo professor. Cartolinas e papel ofício são permitidos, desde que não seja em grandes quantidades. Além disso, as escolas não podem indicar a marca dos produtos pedidos ou papelarias de preferência. A única indicação de lojas permitida é para compra de uniformes.
Foto: Divulgação