No mês de maio, a Agência Lupa, primeira agência de fact-checking do Brasil, lançou o projeto “Covid: eu informo”, no objetivo de disponibilizar a rádios comunitárias e universitárias acesso gratuito ao conteúdo verificado sobre vacinas contra a Covid-19 e outros temas relativos à pandemia.
Com uma rede ampla de emissoras, a ação busca aumentar o alcance da informação verificada sobre o coronavírus, e atinge principalmente, as áreas conhecidas como desertos de notícias.
Desta forma, a Rádio Comunitária visando à qualidade e confiabilidade de informação para seus ouvintes, firmou a parceria com o projeto no intuito de melhor informar a comunidade sobre a pandemia.
A iniciativa da Lupa é uma parceria com a ONG Redes Cordiais contemplada em um fundo de financiamento de projetos de fact-checking e educação midiática do Google News Initiative, e atualmente, a Lupa é a única plataforma de checagem brasileira a receber o apoio do Google nesse financiamento, anunciado em março.
As emissoras participantes têm acesso às checagens da Lupa em formato de texto adaptado à linguagem radiofônica e também em áudio. Assim, podem incorporar os conteúdos à sua programação da maneira mais adequada às suas audiências. Além disso, a agência acompanha a difusão dos conteúdos e mede o impacto das verificações junto às emissoras da rede e ao público.
O projeto é gerido pela jornalista roraimense Thays Lavor, residente em Fortaleza, e conta com a produção e edição da jornalista Schirlei Alves, catarinense, baseada em Florianópolis.
VACINA: EU INFORMO
O projeto também conta com um eixo de formação de agentes comunitários de saúde chamado de Vacina: eu informo. Nele, os agentes receberão vídeos sobre como combater a desinformação sobre vacinas e vão se tornar embaixadores da informação verificada em suas áreas de atuação. O projeto também prevê transmissões ao vivo, com influenciadores das cinco regiões do país e especialistas para discutir os conteúdos falsos sobre vacinas e Covid-19.