A Rádio Comunitária Coletiva FM 87.5 do município de Cristal do Sul, reiniciou suas atividades oficialmente na última terça-feira, 1° de novembro. A emissora que possui mais de 12 anos no município estava fora do ar, há vinte dias por motivo de um incêndio criminoso registrado no dia 11 de outubro.
Após reuniões com a direção e colaboradores da Rádio, além de representantes de entidades e órgãos públicos do município foi lançada uma campanha para arrecadar fundos que tornaram possível a reconstrução da rádio. Mesmo com a emissora de volta ao ar, a campanha segue, para tornar possível a aquisição de equipamentos melhores, considerando que os atuais são de qualidade inferior aos que o estúdio possuía antes do incêndio.
A radiodifusão comunitária, não possui fins lucrativos, e busca proporcionar a informação, a cultura, o entretenimento e o lazer aos ouvintes das comunidades do interior e do centro do município de Cristal do Sul. Em nota oficial publicada no site da emissora, a direção convida a todos para conhecerem os estúdios da Coletiva FM e abre espaço para novos colaboradores que desejam realizar um trabalho de locução e contribuir com a rádio comunitária. A nota ainda agradece agradece ao apoio recebido de todos, durante este período de reestruturação e ressalta que o trabalho coletivo em prol da Rádio Comunitária continua.