Quase 250 seções eleitorais tiveram que mudar de lugar em razão da enchente no RS; veja lista

Pessoas que votam em 248 seções eleitorais do Rio Grande do Sul vão precisar ficar atentas para a mudança de local de votação. Essas seções ficam em 57 pontos afetados pelas enchentes de maio, que deixaram mais de 180 mortos em todo o estado, e foram transferidos de lugar.

De acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Voltaire de Lima Moraes, as mudanças afetam menos de 1% dos 8.682.742 eleitores gaúchos.

“O número de realocação de locais de votação em razão das enchentes é ainda menor do que imaginávamos, impactando apenas 0,7% do total de eleitores”, diz.

A cidade com mais seções alteradas foi Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Foram necessárias 98 realocações no município, um dos mais atingidos pela enchente. Na Capital, foram 48 trocas.

“É importante que o eleitor confira sua seção e local de votação e não deixe para fazer isso no dia do pleito”, alertou Moraes.

Para consultar, o eleitor pode acessar o aplicativo e-Título, os canais digitais da Justiça Eleitoral ou até mesmo via WhatsApp.

Além das mudanças provocadas pela enchente, 921 seções tiveram seus locais alterados por outros motivos (veja a lista). A medida afeta 273 mil eleitores.

Fonte: g1 RS

Foto: Guilherme Schmidt/TRE-RS

Comentar