O congresso estadual do PSB, que será realizado neste fim de semana, na Assembleia Legislativa neste sábado, em Porto Alegre, será marcado pela escolha do novo diretório estadual, a reafirmação da pré-candidatura do ex-deputado Beto Albuquerque ao governo do gaúcho em 2022 e o anúncio do apoio da Rede Sustentabilidade à candidatura.
Os socialistas debatem as teses dos gaúchos para a chamada autorreforma: a série de mudanças propostas a partir dos diretórios municipais para a atualização do programa partidário, e que serão votadas no congresso nacional da sigla, em abril de 2022. As teses aprovadas nacionalmente serão incorporadas ao programa do PSB.
O reforço ao nome de Beto para a disputa ao Piratini será o ponto alto do ato político, marcado para às 16h deste sábado, e que contará com a participação virtual do presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira. No domingo acontecerão as eleições do diretório e da executiva estadual, e a escolha dos delegados para o congresso nacional. O partido chegou a um entendimento prévio, e compôs uma chapa de consenso para a executiva (que comandará a sigla até o final de 2023). O atual presidente interino, Mário Bruck, permanecerá na presidência. A secretaria geral ficará com Mari Trindade. Jefferson Müller será o 1º vice-presidente. E Anselmo Piovesan o tesoureiro.