Os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Desenvolvimento Agrário lançaram o Programa Nacional de Sementes e Mudas para a Agricultura Familiar. O programa amplia o acesso dos agricultores familiares a sementes e mudas de qualidade, adaptadas para cada região. Com maior uso de sementes nativas, o objetivo é fortalecer a produtividade dos agricultores familiares.
As ações visam a apoiar a produção, o melhoramento, resgate, a conservação, multiplicação e distribuição das sementes e mudas. O lançamento ocorreu durante a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília, na última sexta-feira, 6. Serão beneficiados agricultores familiares que têm Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e que atendam aos requisitos estabelecidos para a aquisição de sementes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Para a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, a ação estimula a oferta e organiza a produção de sementes no Brasil. “A semente é o maior símbolo de segurança alimentar e nutricional. Não existe segurança alimentar se o agricultor não tem domínio da própria produção”, afirmou.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, lembrou o papel das sementes para resgatar a memória das comunidades. “São sementes de 200 anos que foram passadas de geração em geração.”
Foto: Divulgação
Agência Brasil