Prefeito Girardi solicita contratação emergencial de médico legista

Na manhã de terça-feira, 11, o prefeito Orlando Girardi, acompanhado de uma comitiva de Frederico Westphalen, participou de audiência no Instituto Geral de Perícias (IGP) em Porto Alegre. Na ocasião, o prefeito solicitou à diretora geral do IGP, Marguet Mittmann, a contratação de um médico legista para atendimento na região de Frederico Westphalen. 

O pedido se fundamenta no fato de que o Posto Médico Legal (PML) da cidade conta com um espaço físico adequado, mas está sem um médico legista desde 2019. Essa situação tem gerado desconforto na comunidade, especialmente em momentos delicados, como o falecimento de um familiar, quando a espera pela realização da perícia se torna excessivamente longa.

O prefeito também destacou que Frederico Westphalen é um importante polo regional do Médio Alto Uruguai e pode oferecer suporte aos municípios vizinhos, e por isso, pediu a realização de uma contratação emergencial.

A deputada Covatti defendeu que a população tenha acesso a um serviço mais ágil e digno, sem precisar se deslocar para outras cidades em momentos tão delicados. 

Durante a audiência, a diretora do IGP, Marguet Mittmann, confirmou que será encaminhado um pedido para contratação emergencial de três médicos e dois técnicos para suprir a demanda do PML de Frederico Westphalen, até a realização do concurso público, que está sendo providenciado pelo Governo do Estado.  Nos próximos dias a solicitação deverá ser encaminhada pela Casa Civil para aprovação dos deputados na Assembleias Legislativa para formalizar a contratação. 

O prefeito Orlando foi acompanhado pelo secretário de Coordenação e Planejamento, Valdenir Antônio Cadore, a vereadora Rubia Dal Puppo Mass, a coordenadora regional de saúde da 2ª CRS, Marly Vendruscolo, e o coordenador de comunicação Adelar de Freitas.